Tendências de áreas, dicas e levantamentos são destaque no material
Iniciando o ano, o mês de janeiro foi de muita movimentação em relação ao mercado de trabalho no Brasil, por isso a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, produziu um book com as principais informações, tendências, dados e levantamentos relacionados às áreas e oportunidades que surgiram nos primeiros dias do ano. O relatório tem o objetivo de reunir os pontos principais de cada trimestre, onde todas as pessoas terão acesso.
Em sua primeira edição, o book Catho, revelou em assuntos diversos as principais movimentações do mercado, sendo possível perceber que 5 milhões de pessoas procuraram emprego por meio da plataforma. Atualmente o marketplace conta com mais de 290 mil oportunidades espalhadas em todo o Brasil, e em janeiro, cinco áreas foram destaque em número de anúncios, são elas: Administração (62%), Industrial (12%), Suprimentos (5%), Financeiro (4%) e Hotelaria e Turismo (4%). É possível perceber que o setor administrativo se mantém em primeiro lugar, em 2022 esse também foi o setor responsável por mais empregos.
Tendências 2023
Com o intuito de entender a visão dos recrutadores, a Catho realizou uma pesquisa no final de 2022 com recrutadores de todo o país para identificar quais as áreas de maior expectativa para este ano. O resultado mostrou que tecnologia ainda é a principal aposta dos recrutadores com 32% das respostas, logo após temos, atendimento comercial (15%), operacional (15%), recursos humanos (9%) e comunicação e marketing (5%).
Profissionais bilíngues
Muitos são os diferenciais que podem destacar um candidato, mas nos últimos anos é possível perceber que o inglês tem sido uma das principais competências técnicas exigidas pelas empresas. No site da Catho, 8,7% das vagas disponíveis em todo o país exigem o idioma.
Profissionais com inglês fluente podem ganhar até 170% a mais na média salarial, quando comparado às pessoas que não possuem.
Mulheres no mercado de trabalho
Ainda visto como tabu, a presença de mulheres no mercado de trabalho em posições de liderança é bem menor do que a dos homens. Na Pesquisa de Profissionais Brasileiros, realizada pela Catho no ano passado, foi possível perceber que a presença feminina em cargos de liderança é de apenas 32,8%, enquanto os homens representam mais que o dobro, com 67,2%.
Para reformular e ajudar na mudança deste cenário, a Catho lançou o movimento “Essa Cadeira É Minha”, como forma de apoio para inserção de mulheres no mercado de trabalho, principalmente em posições de liderança.
O Book Catho estará disponível no site da empresa e também nas redes sociais.