Um bom líder é capaz de identificar ensinamentos e aplicá-los no dia a dia de suas empresas
Pensando nisso, alguns CEOs brasileiros listaram suas séries de TV e filmes favoritos que inspiraram suas carreiras e modelo de gestão de pessoas.
Fabrício Martins, CEO e fundador da Indigosoft
- Billions – “Essa é uma série estratégica, baseada em comportamento humano, psicologia, que mostra a influência do coaching e o foco nos resultados. Ela é interessante porque é inserida na realidade do mercado financeiro e, assim, mostra como todos esses itens podem ser aplicados no dia-a-dia dos nossos trabalhos. É a série que eu mais gosto e indico fortemente”.
- The Blacklist – “Essa é para mim uma série que mistura comportamento humano, tecnologias e muito raciocínio estratégico que podem ser aplicados aos negócios”.
- Breaking Bad – “Um pouco mais antiga, essa série me marcou muito porque ela explora profundamente a natureza humana. Conta a história de um professor, sem alternativa, que surgiu com um câncer e começou a produzir drogas e, por conta disso entra em um mundo completamente diferente. Com Breaking Bad podemos entender de uma forma ilustrada o que o ser humano é capaz de fazer em situações extremas, decisões que se tomam em um momento conflituoso e que você não tomaria antes, até passar por aquilo”.
- La casa de papel – “La casa de papel é um conteúdo que nos mostra, não só o poder absurdo de uma estratégia, nesse caso aplicada para o assalto de um banco, mas as dificuldades de implementá-la na maioria das vezes, por causa do comportamento humano. A série tem o contrabalanço da ação e reação. Por mais que você, como líder, tente prever tudo o que pode acontecer em um projeto, quando se trabalha com um time, muitas coisas podem fugir do seu controle ou se tornar inconsistentes. Além disso, ela traz a imensa importância de, como CEO, estar sempre um passo à frente”.
Eduardo Bouças, CEO Global da BLOCKBIT & CIPHER
- Vikings (History Channel)
“A série retrata em detalhes a cultura de um povo extremamente interessante, demonstra claramente que uma liderança forte e sonhadora, capaz de cativar e unir um grupo de pessoas para um único objetivo, consegue feitos nunca imaginados”.
José Roberto Rodrigues, country manager da Adistec Brasil
Undercover Boss
“A série teve uma versão brasileira com o quadro “Chefe Espião”, que veiculou no Fantástico. Nela, podemos perceber a realidade das áreas operacionais de uma empresa, identificar com mais sensibilidade nossos pontos fracos e desenvolver sempre um olhar humano e empático para com o próximo. Com isso, entende-se também de que uma empresa é feita de pessoas e nenhum CEO conquista nada sozinho”.