Elenise Rocha é Diretora da Rb Learning
Os chatbots com inteligência artificial estão cada vez mais inseridos em nossas vidas, haja visto a Siri, Cortana, Alexa dentre outros. Então, por que eu não os inserir também no dia a dia do mundo corporativo?
Sempre friso que a Educação Corporativa precisa acompanhar esses movimentos e experimentar as inovações para se manter conectada ao seu público interno e externo. Com a evolução das tecnologias educacionais através da realidade virtual, realidade aumentada e mobile learning, as empresas têm tido a oportunidade de criar treinamentos mais interativos e completos.
Já o emprego destas tecnologias em treinamentos corporativos tem contribuído para aumentar o aprendizado dos funcionários e, consequentemente, fazendo com que as empresas atinjam melhores resultados.
Mas, o que são chatbots? O termo “bots”, é o diminutivo de robot (robô em inglês). Portanto, o termo chatbots pode ser compreendido de forma mais simples como “softwares de respostas automáticas”. Ou seja, é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, fazendo o uso de inteligência artificial. A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que busca simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.
O uso de chatbots e inteligência artificial em treinamentos corporativos representa a mais recente inovação para apoiar o processo de aprendizagem. Os assistentes virtuais têm a função de reforçar e apoiar o processo de aprendizagem.
E como isso ocorre? Os assistentes virtuais (chatbots) apoiam os alunos no esclarecimento de dúvidas pontuais e acompanham seu desempenho ao longo de todo o treinamento. De uma forma interessante e inovadora, recomendam conteúdos e ações que estão alinhadas ao interesse individual de cada aluno para incentivá-lo a aprender ainda mais com base no uso da Inteligência Artificial.
Listei abaixo alguns benefícios do uso de chatbots e Inteligência Artificial nos treinamentos corporativos para as empresas. São eles:
- Aumento do engajamento dos alunos nos treinamentos;
- Melhora no processo de avaliação da eficiência e eficácia do treinamento;
- Aumento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem;
- Direcionamento dos conteúdos de forma personalizada;
- Identificação das dificuldades pontuais de cada aluno;
- Previsão com base em dados atuais e recomendações futuras;
- Classificação das ações que podem ser implementadas para gerar melhorias nos treinamentos futuros e;
- Identificação de preferências e perfis de aprendizagem, dentre outros.
Listei também alguns dos benefícios para os alunos. São eles:
- Agilidade no esclarecimento de dúvidas pontuais;
- Acompanhamento do desempenho e feedback imediato;
- Apoio e estímulo à continuidade do curso;
- Acesso aos relatórios detalhados sobre o processo de aprendizagem;
- Acompanhamento da evolução nos treinamentos; e
- Indicação de conteúdos relevantes e personalizados que condizem com sua forma de aprendizagem.
À medida que as empresas evoluem no uso de tecnologias educacionais, conseguem gerar dados que estimulam a criação de indicadores de valor e que mostram o impacto dos programas de aprendizado na estratégia organizacional.
Já o uso correto de tecnologias educacionais e learning analytics, além de mostrar o que aconteceu no treinamento, oportuniza mostrar às partes interessadas o que poderá acontecer após o treinamento ao analisar dados que predizem comportamentos futuros.
Claro que, para chegar neste resultado, é fundamental que os profissionais de Educação Corporativa se conectem às tendências e busquem adaptar essas inovações conforme a particularidade de cada programa de aprendizado e conforme a realidade da sua organização. Além de plenamente possível, é altamente eficaz.