É preciso usar a tecnologia a favor dos processos, alinhado às expertises humanas que vão sempre moldar esses recursos
Por Ana Paula Prado, CEO do Infojobs
O Chat GPT ganhou espaço em diversos debates nos últimos dias, mostrando como os avanços tecnológicos impactam diariamente diversos setores das organizações e, quando falamos de RH, não é diferente. As ferramentas disponíveis facilitam o dia a dia dos profissionais da área e desburocratizam os processos para garantir eficiência nas contratações e gestão de pessoas.
Atentos às mudanças de mercado, softwares de recrutamento já lançaram a integração. Assim mesmo: em tempo recorde. O objetivo central é simplificar os processos seletivos e o Chat GPT, ferramenta de linguagem treinada pela Inteligência Artificial (IA), permite a elaboração de descrições de ofertas de emprego de forma automática.
O Infojobs já adaptou seu ATS à nova tecnologia e por aqui, através do PandaPé, no qual disponibilizamos o recurso para a base de clientes. Mas essa não é a única ferramenta com Inteligência Artificial, a tecnologia já faz parte do processo de triagem de currículos há algum tempo, que conta também com Machine Learning para filtrar os perfis mais alinhados com a descrição de cada vaga.
É preciso usar a tecnologia a favor dos processos, alinhado às expertises humanas que vão sempre moldar esses recursos. Com um alto volume de vagas e diferentes especializações, o recrutador gasta muito tempo para fazer os descritivos e começar de fato a receber candidaturas.
A novidade irá revolucionar a forma com que as ofertas de emprego são feitas, possibilitando a produção de descritivos mais assertivos e inclusivos, com a seleção de palavras-chaves para maior destaque, além de evitar erros de português.
Outra vantagem está na otimização dessa etapa, uma vez que a integração reduzirá o tempo gasto para anunciar. Será possível criar descrições de vagas levando cerca de três minutos, em vez de horas. Para isso, o recrutador precisará preencher apenas o cargo a ser contratado, competências esperadas e o modelo de trabalho.
Isso significa que os profissionais de RH podem se concentrar em outras atividades importantes, como tomar decisões de contratação e focar na experiência do colaborador, sendo necessário apenas revisar o anúncio escrito pelo Chat GPT.
Assertividade
Uma boa divulgação da vaga é uma porta de entrada para o candidato, por isso precisa ser convidativa e apresentar todas as exigências. A assertividade também é um diferencial no contexto da alta rotatividade nas empresas, uma vez que a automatização e aplicação de Inteligência Artificial ajuda a atrair talentos mais alinhados e otimizar os processos de seleção.
Para tornar a ferramenta ainda mais efetiva, além de revisar as descrições, os recrutadores poderão classificá-las a fim de aperfeiçoar a inteligência e garantir mais alinhamento ao perfil e comunicação da empresa.
O recurso visa atender e facilitar o processo de todos os perfis de organizações, sendo útil para vagas com descrições pré-estabelecidas até aquelas que serão criadas do zero.
Essa inovação representa um avanço significativo na forma como as empresas podem atrair e selecionar candidatos, com economia de tempo e mais assertividade. Empresas que usam o software de recrutamento já ganham cerca de 80% de agilidade nos processos e esse novo recurso transformará ainda mais os resultados.