Artigo

CHRO da OLX Brasil fala sobre os impactos da crise da Covid-19 entre jovens talentos e dá dicas para uma boa performance

Experiência de Jovem Aprendiz na pandemia estimula imersão em atividades táticas

Conquistar o sonho do primeiro emprego tem sido uma experiência  desafiadora para muitos brasileiros durante a pandemia. A reflexão é de Sérgio Povoa, CHRO da OLX Brasil, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país. Para o executivo, o trabalho remoto a partir da crise da Covid-19 trouxe impactos positivos e também alguns desafios na inserção de jovens no mercado de trabalho e no desenvolvimento desses talentos.

Um recente levantamento do Ipea mostra que mais de 4 milhões de trabalhadores entre 18 e 24 anos buscam hoje uma oportunidade no mercado. O maior índice de desocupação é entre aqueles que não concluíram o ensino médio. A faixa etária abrange a idade específica para o programa nacional de Jovem Aprendiz, que incentiva a participação de adolescentes e jovens.

“É uma experiência que estimula o amadurecimento e o desenvolvimento de habilidades. No programa, eles descobrem as primeiras percepções de independência financeira e de trabalho em equipe, e podem aproveitar o momento para avaliar áreas de interesse para o futuro”, diz Sérgio.

Com as recomendações de distanciamento social durante a pandemia, o programa ganhou novas configurações e migrou do ambiente corporativo para o home office. Para Sérgio, um dos aspectos positivos do trabalho remoto para os aprendizes é uma imersão maior no trabalho tático das equipes, além do desenvolvimento de habilidades estratégicas.

“Nosso compromisso é agregar uma experiência de valor ao aprendiz e acompanhá-lo nesse processo de descoberta, sempre com muita escuta e acolhimento, desde o processo seletivo até no dia a dia do trabalho. Ao entrarem, os aprendizes são acompanhados por um colaborador da OLX Brasil responsável por coordenar a imersão do jovem e auxiliar em seu desenvolvimento inicial. O aprendiz também tem o acompanhamento da liderança durante todo o programa”, diz.

A OLX Brasil manteve seu plano de admissões traçado antes da crise da Covid-19, incluindo o programa de Jovem Aprendiz, que está com vagas abertas para os escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Banco de Talentos. Os admitidos têm recebido toda a assistência técnica oferecida pela companhia, como o envio de equipamentos para o trabalho em casa, além de suporte remoto com psicólogos para auxiliar no enfrentamento dos desafios da pandemia e equilíbrio emocional.

Para quem está em busca do primeiro emprego e ficou interessado em uma oportunidade de Jovem Aprendiz, o CHRO da OLX Brasil dá algumas dicas para tornar a experiência ainda melhor. “Aproveite o momento para aprender e questionar sempre que tiver alguma dúvida ou dificuldade. Não tenha vergonha ou receio de sugerir ideias e propor soluções quando for questionado. Por fim, avalie sempre se você se identifica com a cultura, o clima ou o propósito da empresa”, finaliza Sérgio.

Jovem Aprendiz na OLX Brasil

A OLX Brasil conta com um Banco de Talentos para Jovem Aprendiz. À medida em que a plataforma demanda novos aprendizes, as vagas são preenchidas com base na análise de perfis do banco e de indicações do agente integrador parceiro. Os aprovados são direcionados para as áreas que mais se identificam e o programa pode ter duração de até 24 meses. Podem se candidatar jovens de 14 a 24 anos, idades que se enquadram no programa.

Botão Voltar ao topo