É, acabaram os dias de folia, e as desculpas para não cumprir as resoluções de Ano Novo. Se muita gente acha que o ano só começa depois do Carnaval, então agora é a hora de colocar em prática todas aquelas melhorias que foram prometidas. Aprender um novo idioma está na lista de muita gente, às vezes até renovada de anos anteriores. Para ajudar na motivação, o Peixe Urbano criou uma lista dos benefícios de conhecer uma língua nova.
Multitarefa
Segundo pesquisas, ao aprender uma nova língua o cérebro aprimora a habilidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo. Isso porque é praticado mudar a atenção entre dois sistemas de fala e escrita com rapidez.
Facilidade em aprender outras coisas
Quando se aprende uma língua nova, é exercitado várias competências cognitivas. Por isso, ajuda na memória e no raciocínio lógico. Desta forma, instruir-se de outras coisas, especialmente matérias de exatas ou ainda outro idioma, fica um pouco mais fácil.
Previne doenças
Treinar o cérebro também é uma forma de manter-se saudável, e tão importante quanto treinar o corpo. Estar em constante aprendizado pode prevenir doenças como o mal de Alzheimer e a demência, ou, pelo menos, atrasar os primeiros sintomas em até cinco anos.
Ensina novas culturas
Da mesma forma que o português é falado de formas diferentes dependendo do país, região, estado ou até bairro, outros idiomas também passam pelas mesmas transformações culturais. Por isso, aprender a falar outra língua também está implícito conhecer mais as regiões onde elas são faladas.
Mercado de trabalho
Não é segredo para ninguém que ter um segundo idioma é bastante valorizado no mercado de trabalho. A segunda língua ajuda ainda mais no currículo, se tornando um diferencial de outros candidatos. Além disso, ter essas habilidades também aumentam as chances de melhores cargos e salários.