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CarreiraComportamento

Cinco dicas para criar o ambiente de trabalho atrativo para a Geração Z

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
07/08/2024
731 Views
06/08/2024
ImagemNegócio foto criado por yanalya - br.freepik.com

Flexibilidade no horário de trabalho e a promoção de uma cultura de inclusão e bem-estar são algumas das práticas essenciais para atrair e reter esses novos profissionais.

 

Com a ascensão da Geração Z no mercado de trabalho, as empresas têm enfrentado o desafio de se adaptar a um novo perfil de profissional. Composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e o início dos anos 2010, este novo perfil é caracterizado por sua relação intrínseca com a tecnologia e por valores e expectativas únicas em relação ao trabalho e à vida profissional.

O relatório “Tendências de Gestão de Pessoas“, do Ecossistema Great People & GPTW, destacou que 51,6% do mercado de trabalho enfrenta desafios ao lidar com as diferentes gerações, especialmente a Geração Z, e suas expectativas no mundo corporativo. Esta geração é caracterizada por valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, oportunidades de desenvolvimento e uma cultura empresarial que promova a diversidade, inclusão e transparência. No entanto, essas características têm gerado críticas por parte de gerações anteriores, que as interpretam como “falta de comprometimento, insubordinação e infidelidade”.

Segundo a Dra. Simone Nascimento, médica e consultora em saúde mental e bem-estar corporativo, esses jovens profissionais buscam um propósito em seu trabalho e desejam ver impacto e significado em suas atividades diárias. “Enquanto os Millennials valorizam flexibilidade e oportunidades de crescimento, a Geração Z vai além, buscando um sentido maior em suas tarefas diárias e um ambiente de trabalho que reflita seus valores pessoais”, afirma a doutora.

Diante dessas expectativas, as empresas encaram o desafio de se adaptar a esse novo perfil de colaborador. A chegada dessa geração ao mercado de trabalho traz uma necessidade urgente de repensar e atualizar práticas tradicionais de gestão e desenvolvimento pessoal, uma vez que ela busca um propósito claro e uma conexão significativa com o trabalho, esperando que as empresas ofereçam mais do que apenas um salário.

Hoje usamos o conceito de salário emocional, que é o conjunto de ações, recompensas ou influências que buscam aumentar o bem-estar de colaboradores de uma organização.

É de extrema importância investir nesse aspecto, pelo potencial de aumentar a satisfação e motivação dos trabalhadores, porém sem esquecer que uma remuneração adequada torna qualquer posição mais atrativa.

“Eles querem reconhecimento, além de ver suas contribuições fazendo a diferença e demandam um ambiente de trabalho que reflita seus valores pessoais de diversidade, inclusão e transparência. Sem essa adaptação, as organizações correm o risco de enfrentar dificuldades não só para atrair novos talentos, mas também para manter os profissionais já contratados”, explica a médica.

Além disso, um ambiente de trabalho que não se alinha com as expectativas dessa geração pode impactar negativamente a produtividade. Quando as pessoas não estão engajadas ou não se sentem valorizadas, sua eficiência e criatividade tendem a diminuir. A falta de inovação e adaptação também pode prejudicar a reputação da empresa, tornando-a menos competitiva no mercado. Para ajudar as empresas a atenderem às expectativas da Geração Z e integrá-los à equipe, a Dra. Simone Nascimento separou cinco dicas valiosas:

  • Flexibilidade e equilíbrio: Como mencionado, a Geração Z preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Horários flexíveis e opções de trabalho remoto ajudam a promover esse estilo de vida.
  • Oportunidades de desenvolvimento: Proporcione programas de treinamento e mentoria para um crescimento claro e contínuo dentro da empresa, além de oportunidades de desenvolvimento profissional. Ofereça também flexibilidade na escolha de trajetórias de carreira, permitindo que os colaboradores explorem diferentes áreas de interesse.
  • Cultura de inclusão: Um ambiente de trabalho que valorize a diversidade de ideias, experiências e pessoas se torna mais atrativo e inspirador.
  • Feedback contínuo: A Geração Z valoriza o feedback regular e construtivo. Estabeleça uma cultura de feedback contínuo, fornecendo orientação e reconhecimento de forma consistente.
  • Segurança Psicológica: Crie um ambiente em que os colaboradores se sintam seguros para ser eles mesmos, expressar suas opiniões e ideias sem medo de críticas ou retaliações e aprender sem constrangimentos.

“É importante destacar que as organizações não precisam ter receio de empregar a Geração Z pois esses jovens são agentes de mudança, prontos para desafiar o status quo e impulsionar a inovação em todas as áreas da empresa.

Portanto, da próxima vez que um candidato com esse perfil participar do processo seletivo da sua empresa, lembre-se de que ao contratá-lo, você estará investindo não apenas em um talento, mas também em um futuro mais promissor e sustentável para o seu negócio”, finaliza.

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