Carreira

Cinco dicas para você se destacar no mercado de trabalho

Busque adquirir novos conhecimentos, mantenha-se motivado para estudar e esteja sempre atento às tendências de mercado

Com a pandemia, o setor de educação vem acelerando diversas transformações. Uma delas é a mudança no modelo educacional. Muitas instituições de ensino têm colocado a aprendizagem no centro da estratégia, investindo em um modelo com mais tecnologia.

Outra iniciativa é a criação de cursos mais curtos, com duração de 18 até 24 meses, focados nas necessidades dos alunos. Para se destacar no mercado de trabalho, o CEO do Grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, elenca cinco dicas:

  • Crie objetivos

Em primeiro lugar, é preciso entender com qual curso você mais se identifica e que caminho você gostaria de seguir. “Após isso, estude e se aprofunde para se especializar naquilo que gosta. Ao longo dessa jornada, estabeleça metas, de modo que você não se perca no meio do caminho e cumpra com assertividade o que deseja, como abrir uma empresa de marketing digital ou entrar na tão sonhada firma de negócios, por exemplo”, comenta Jânyo.

  • Desenvolva habilidades

É preciso estar disposto a aprender coisas novas. “Hoje, já é possível ensinar de forma contínua, colaborativa e onipresente, facilitando o acesso dos alunos e promovendo a eles o desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, pensamento crítico e gestão de projetos”, afirma o CEO. “Nesse momento, vale também destacar a importância de aprimorar competências de desenvolvimento pessoal, como empatia, facilidade de se relacionar, inteligência emocional e aceitação de feedbacks”, recomenda.

  • Aceite as mudanças

Resiliência e capacidade de adaptação são capacidades admiradas no mercado. “Cada vez mais será de extrema importância saber inovar, com agilidade, e procurar novas formas de atuar, aceitar novas ideais e utilizar mais ferramentas ao seu favor”, pontua Jânyo.

  • Faça networking

Relacionamento é tudo. “Sempre busque estreitar relações com colegas, superiores e professores de instituições de ensino. Não deixe de participar de workshops, masterclasses e eventos corporativos”, sugere o CEO. “Tudo isso pode e deve agregar, além de conhecimento, oportunidades futuras e a criação de potenciais parceiros que você poderá contar sempre que precisar. E isso vai além de seu ramo de atuação. Quanto mais gente você conhecer e criar laços, mais assuntos e oportunidades diferentes poderão aparecer”, diz ele.

  • Nunca pare de estudar

Manter-se atualizado é prioridade. “Busque adquirir novos conhecimentos, mantenha-se motivado para estudar e esteja sempre atento às tendências de mercado, que, com certeza, você continuará atualizado e com competências bastante atrativas. Além disso, quem é que não quer ver seus objetivos sendo cumpridos, não é mesmo? A sensação de que você está no caminho certo, se desenvolvendo e superando os próprios limites é a melhor recompensa para uma vida repleta de estudos”, finaliza Jânyo.

Botão Voltar ao topo