Certamente, você já ouviu falar de como reduzir os custos com a saúde de seus colaboradores por meio da gestão de saúde. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de auxiliá-lo na escolha da melhor e mais adequada consultoria para o perfil de sua empresa e de seus funcionários. Por isso, selecionamos cinco características essenciais que o RH pode exigir das organizações.
Confira:
- Integração dos tipos de saúde assistencial e ocupacional
O primeiro diferencial que uma consultoria precisa oferecer é um serviço integrado de análise de dados de saúde ocupacional (atestados, exames e questionário de saúde) com o uso dos planos médicos pelos funcionários. Por meio da avaliação do perfil dos colaboradores, é possível identificar a possibilidade de doenças crônicas, quais são as funções que demandam mais esforço físico, os riscos embutidos no dia a dia de trabalho para o bem-estar dessas pessoas, bem como os aspectos que precisam ser modificados e oportunidades que possam ser aproveitadas. Tudo isso ajuda a reduzir a sinistralidade do serviço privado de saúde.
- Tecnologia com foco em dados
Outro ponto fundamental é que a consultoria disponibilize plataformas tecnológicas que gerem indicadores para desenvolver projetos de qualidade de vida personalizados ao perfil dos colaboradores da sua empresa, com o objetivo de que possam reduzir a procura pelos serviços de convênio médico, através de ações preventivas de saúde e gerenciamento de casos (ou prováveis) crônicos. Já que o avanço da tecnologia permite o uso de softwares especializados em saúde e bem-estar, que transmitem conteúdos informativos de maneira interativa para todos os segmentos e profissionais da área de saúde.
- Equipe de profissionais especializados
Também é importante que a consultoria tenha um time multifuncional, com larga experiência no mercado brasileiro de assistência médica, seguros e saúde, dedicado a atender às necessidades das empresas na gestão da saúde e de benefícios. Que estejam em contato com o cliente, realizando projetos in loco, planejando ações em conjunto com o RH. Vale ressaltar que apenas ter a tecnologia, porém, sem profissionais especializados que consigam analisar os indicadores gerados, não trará resultados efetivos.
- Solidez de mercado
A consultoria de gestão da saúde de colaboradores também precisa ter um histórico de ações, vivência no mercado, bem como cases de sucesso que comprovem os benefícios que ela trará para a empresa contratante, em busca de conquistar sua confiança e demonstrar sua real eficiência na gestão de saúde.
- Boas práticas de gestão
Para finalizar, conheça a empresa que você vai contratar. Agende uma visita para conhecer sua estrutura e ambiente de trabalho, pois, dessa forma, você poderá comprovar se ela possui os requisitos citados, que podem ser externalizados em uma boa estrutura de trabalho, receptividade e compromisso.
Com estas dicas, será mais fácil para o profissional de RH identificar uma consultoria parceria, que se pareça com a sua empresa em quesitos como: gestão, estrutura, capacidade tecnológica e pessoas, com o objetivo de ajudar a encontrar as melhores alternativas em benefícios corporativos com os menores preços, por meio de uma avaliação assertiva em todos os processos. Além de reduzir custos, um bom plano de saúde é um diferencial capaz de reter talentos no quadro de colaboradores.
Por Luís Alexandre Chicani – Chief Entrepeneur BenBoard BenCorp e CEO ClubSaude.