O empreendedorismo vai muito além da abertura de um negócio no mercado. Trata-se de um estado de espírito, do modo de enxergar a vida, de se mover por desafios e pela conquista de objetivos carregados de propósito e da arte de construir um legado a partir de uma simples ideia. Neste sentido, o espírito empreendedor é determinante não só para o nascimento de novas empresas – que, por sua vez, gerarão empregos e farão girar o ciclo da economia de um país –, mas também para os impulsos de inovação, que quebram os paradigmas mercadológicos para o intraempreendedorismo, para a condução de grandes projetos em uma carreira executiva e, até mesmo, para apoiar as pessoas na resolução de problemas da vida diária.
“Mas este espírito empreendedor, para se manter vivo e alerta, precisa ser alimentado – por filmes, palestras inspiradoras, cursos que renovem nossos conhecimentos e por leituras que fortaleçam nosso senso crítico, gerem insights e nos mantenham motivados para uma jornada que, como sabemos, tem seus inúmeros obstáculos e momentos de dúvida”, explica Alexandre Velilla, empresário e CEO do CEL.LEP desde 2017.
Pensando nisso e na comemoração do Dia Mundial do Livro, que acontece neste dia 23 de Abril, Alexandre lista, a seguir, cinco recomendações de leitura que vão ajudar as pessoas a renovarem seu espírito empreendedor, principalmente neste ano cercado de tantos desafios e expectativas:
- Foco, de Daniel Goleman
Alexandre inicia a lista com um livro que considera um clássico. Foco, de Daniel Goleman, célebre psicólogo, jornalista científico e PhD em Harvard (universidade onde lecionou por mais de 10 anos), que difundiu o conceito de inteligência emocional. “Goleman mostra como a capacidade de concentração, objetividade e foco em seus objetivos é determinante para o sucesso – sobretudo no contexto social contemporâneo, com alto volume de informações que precisamos encarar com grande filtro caso queiramos conquistar e realizar grandes feitos”, explica.
- De zero a um, de Peter Thiel
“Ao longo dos últimos anos, tenho emergido mais e mais no universo da inovação e dos investimentos no ecossistema de startups, que estão transformando o ambiente de negócios global. Neste sentido, livros como De zero a um, de Peter Thiel, investidor serial, sendo cofundador do PayPal, investidor do Facebook e analista arguto das tendências em novas tecnologias, são uma fonte não só de conhecimento, mas uma leitura prazerosa e que reforça a certeza de que a busca pela disrupção será o santo graal deste ‘mercado do futuro’”, analisa Velilla.
- Empreendedores extraordinários, de John A. Byrne
O CEO do CEL.LEP acredito muito no poder das biografias e das histórias de sucesso como grandes fontes de inspiração para motivar as pessoas – em qualquer estágio de suas carreiras – a conquistarem novos objetivos e, principalmente, a montar as peças do legado de uma vida incrível e com realizações extraordinárias. “Por este motivo, recomendo muito a leitura de Empreendedores extraordinários, do jornalista John A. Byrne, que conta a história de alguns dos personagens que mudaram o curso da história e se tornaram referência em seus mercados, indo de Howard Schultz (Starbucks) à John Mackey (Whole Foods)”, pontua Alexandre.
- Just Go With It: How to Navigate the Ups and Downs of Entrepreneurship, de Mandy Gilbert
Velilla fala muito sobre a importância dos empresários transformarem as adversidades em fontes de reinvenção para os negócios e acredita que a base para isso é o princípio da resiliência. “Esta é uma das visões que guiam o ótimo livro de Mandy Gilbert, empreendedora e investidora canadense, que nos oferece um guia de como navegarmos em uma jornada muitas vezes caótica, tendo sagacidade para identificar oportunidades e força para superar os obstáculos que fazem parte de qualquer caminho de sucesso”, indica.
- Da ideia ao bilhão, de Daniel Bergamasco
Para fechar a lista, que tal juntar empreendedorismo, histórias de sucesso e inovação? De acordo com Alexandre, o livro do jornalista e pesquisador do mercado brasileiro de novas tecnologias, Daniel Bergamasco, analisa a trajetória dos 10 primeiros unicórnios do ecossistema nacional de startups (do Nubank ao iFood). “A obra é uma verdadeira fonte de inspiração para quem deseja implementar uma mentalidade de gestão mais ágil em seus negócios e para motivar o surgimento de novos empreendedores com coragem e fé no potencial de suas ideias”, finaliza.