A quantidade de novos usuários digitais no Brasil têm aumentado gradativamente. Um levantamento recente da Sambatech revelou que 23,8% das empresas ainda não estão digitalizadas. Dentre elas, 1,9% não possuem nenhum plano estruturado, enquanto 12,4% estão no meio termo, com intenções positivas, mas sem planejamento, e 9,5% já desenvolveu uma estratégia e ainda não colocou-a em prática.
Pensando em auxiliar esse público, que muitas vezes possui diversas dúvidas com relação ao assunto. O especialista Mauro Bizatto, CEO da Donus, plataforma de serviços financeiros da Ambev para pequeno e médio varejo, levantou cinco passos fáceis e indispensáveis para quem quer começar a digitalizar seu negócio. Confira abaixo:
1. Avalie sua empresa
“Em momentos de mudança é sempre importante entender em qual estágio sua empresa está. Faça primeiro um diagnóstico de problemas, analise estratégias até o momento e objetivos a curto e médio prazo”, explica Bizatto. O empreendedor precisa ter um ponto de partida para alinhá-lo com o plano virtual e definir questões como pesquisas de mercado, recursos, entre outros.
2. Entenda a necessidade dos consumidores
Para fazer qualquer planejamento ou estratégia de negócio, deve-se pensar na necessidade dos clientes que irão consumir aqueles conteúdos. “Do que eles precisam? O que procuram? Qual dor estarei resolvendo para esse grupo de pessoas?”, questiona o CEO. “Nada do que for feito é aleatório. Tudo precisa ter um propósito para sua empresa e, consequentemente, para seus consumidores também”, acrescenta.
3. Pesquise e estipule orçamentos
É aqui que o empreendedor fará sua pesquisa de mercado e de especialistas. Aproveite esse momento para avaliar a concorrência, entender o que faz sucesso e o que funciona ou não. “Uma boa dica é anotar tudo para fazer comparações depois. Planilhas e listas de prós e contras também podem ajudar nesse processo. O mais importante é entender as ofertas para escolher as melhores opções”, indica o especialista.
4. Faça um planejamento de vendas online
Quando todas as bases estiverem definidas, é hora de partir para a criação do planejamento final, que irá guiar a parte prática. “Comece definindo metas alcançáveis e períodos de tempo de curto prazo. O empreendedor também vai precisar definir plataformas e serviços para isso”, revela Mauro.
5. Invista em marketing digital
O marketing digital será um grande aliado na digitalização. É ele quem vai complementar esse processo, auxiliando em todas as etapas: seja nas vendas, visibilidade e atração de novos clientes. “É importante ressaltar que o marketing digital não vai substituir a transformação digital”, esclarece Mauro. “Ele vai apenas ser trabalhado em paralelo, dando força ao trabalho do empreendedor”, finaliza.