1 – Seja um líder próximo da equipe
Um líder exemplo, ensina os liderados e auxilia como fazer e não apenas demanda trabalho, diferente de um chefe, que se preocupa apenas com o final e que só quer as coisas prontas não interessa como. Para aprimorar a aproximação faça reuniões semanais com a equipe, pergunte como estão as estratégias, participe de reuniões estratégicas e esteja à disposição em qualquer situação.
2 – Metas e bonificações
Em final de mês as empresas costumam ficar uma loucura, vendedores correndo atrás de meta e muito estresse. Para que isso não aconteça, o problema poderia ter sido evitado nas duas primeiras semanas do mês.
Para corrigir e melhorar esse ponto, podemos dividir a meta mensal dos vendedores por quatro. Exemplificando, se o vendedor tem a meta de trazer um faturamento mensal ela pode ser dividida a cada semana. Caso a meta seja alcançada, ele pode ser bonificado com ingressos para cinema, almoço no seu restaurante preferido, entre outras ações que se encontram nas campanhas de incentivo.
3 – Treinamento
A cultura de troca de experiência e compartilhamento de conteúdo precisa estar presente dentro das empresas. Treinamentos são importantes para educar o time de vendas para que apresentem e vendam a equipe cada vez melhor. Dessa forma a empresa mostra como está interessada no desenvolvimento do profissional.
4 – Gestão de pessoas
Muitas vezes os vendedores passam mais tempo na rua e não dentro da empresa. Dessa forma o rendimento do funcionário pode afetar a produtividade que ele precisa exercer para a empresa. É preciso oferecer qualidade para que o vendedor entenda que ele não está sozinho. Um líder entende e precisa ter sensibilidade nessa área mostrando ao colaborador que ele pode ser ajudado “fora de campo”. Isso mostra que a empresa não se preocupa apenas com os resultados.
5 – Tenha um ambiente saudável
Compartilhe boas experiências, faça reuniões presencial e happy hour com toda equipe. Realize almoços mensais com toda equipe para que eles possam se conectar e trocar experiências. Comemore as boas notícias e dívida com toda equipe as conquistas da empresa, mostre o quanto ela está crescendo e como os colaboradores podem crescer junto.