Gestão

Cinco principais tendências de RH para 2021

CEO analisa de que forma a tecnologia pode continuar ajudando o setor

Ao longo do último ano, empresas e profissionais de RH enfrentaram alguns obstáculos em sua rotina e aprenderam, com os desafios do dia a dia, a usar a tecnologia e todas as suas soluções em prol do desenvolvimento organizacional de equipes e para aprimorar a gestão de pessoas.

Prova disso, é que algumas soluções tecnológicas, tendências no passado, vieram para ficar e dia após dia vão nortear o setor em 2021. Pensando nisso, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo – startup de recrutamento, seleção e admissão digital por meio de inteligência artificial – lista as principais soluções em tecnologia para recursos humanos e gestão de pessoas indispensáveis para o setor em 2021.

“A tecnologia é o futuro das relações de trabalho e do mercado como um todo, aproximadamente 96% dos gestores de RH acreditam que inteligência artificial pode ajudar nas demandas”, analisa Bahia. “Até 2025, I.A fará parte da rotina e demandas do RH”, completa.

1 – Ferramentas de Gestão de Capital Humano Produtivo:

No atual cenário, em que diversas equipes estão trabalhando em home office, gerenciar o time e deixá-lo engajado e com alto nível de produção é um desafio enfrentado por gestores e líderes de equipe.

Para isto, empresas estão recorrendo a soluções tecnológicas que podem prever e mostrar o comportamento do funcionário, o que pode ajudar com ganhos em produtividade e engajamento de equipe.

2 – Melhora contínua do trabalho em equipe:

A fim de manter a união e parceria entre o time e todas as áreas da empresa, ferramentas colaborativas, baseadas em inteligência artificial, como plataformas de tecnologia Kanban e softwares de comunicação empresarial, ajudam no entrosamento da equipe e engajamento do time no cumprimento de tarefas.

3 – Planos de carreiras e benchmark:

Programas com foco na aprendizagem, remuneração e benefícios por setor e valorização pessoal e financeira do colaborador devem se manter em alta em 2021. Além de projetos de benchmark, com foco em mobilidade de talentos, que também serão uma tendência este ano.

Programas com foco na aprendizagem, remuneração e benefícios por setor e valorização pessoal e financeira do colaborador, além de desenvolver programas com foco em mobilidade de talentos.

4 – Cultura do bem-estar:

Pensando no bem-estar e qualidade de vida do funcionário, softwares e plataformas baseadas em inteligência artificial analisam e fornecem recursos que melhoram a qualidade de vida do funcionário não apenas em casa, mas no trabalho também.

5 – Gestão de performance contínua:

Com base nas análises de comportamento e desempenho de cada colaborador, com a ajuda de inteligência artificial, o gestor consegue aplicar feedbacks em tempo real e, dessa forma, criar planos de ação com foco na melhor performance do colaborador.

Botão Voltar ao topo