Gestão

Cinco soluções de RH para implementar em sua empresa

Estudo do Gartner aponta as maiores tendências (e os desafios) para os líderes do setor de Recursos Humanos

O uso de recursos tecnológicos é fundamental para melhorar a experiência dos colaboradores dentro da empresa. Os benefícios dessa estratégia incluem o aumento da motivação e a melhora do desempenho das equipes. Já parou para pensar que as soluções de RH que você utiliza podem impactar o dia a dia dos profissionais da sua organização?

Como mostra um estudo do Gartner, as maiores tendências (e os desafios) para os líderes do setor de Recursos Humanos envolvem, de alguma forma, o uso da tecnologia. O fato é que a transformação digital já é realidade no mercado e precisamos nos adaptar para tirar proveito das oportunidades que ela cria.

Pensando nisso, a Sharecare listou as cinco principais plataformas e soluções de RH que você precisa conhecer. Confira:

1. Mapeamento de perfil comportamental

Fazer boas escolhas já no momento de contratação é essencial para qualquer organização que almeja manter o nível de produtividade ao longo do tempo. O impacto dessa decisão será sentido ao longo de toda a jornada do colaborador na empresa, da sua integração até o desligamento. Nesse sentido, o mapeamento do perfil comportamental é uma ferramenta extremamente valiosa.

Em geral, podemos considerar 4 principais perfis: planejadores, analistas, comunicadores e executores. Tendo em mente quais dessas qualidades são mais importantes para um determinado cargo, uma solução de gestão de RH ajuda a gerenciar as informações sobre cada colaborador.

Dessa forma, mesmo um realocamento interno pode ser baseado em boas análises sobre o perfil de cada indivíduo. Para complementar, a solução ainda ajuda a analisar o rendimento de cada um baseado em fatores específicos, como a média de absenteísmo.

E se o objetivo é tomar a melhor decisão já no momento da contratação, sua empresa pode ser ainda mais criteriosa com uma ferramenta para gestão de talentos. Algumas delas operam em formato Software as a Service (SaaS), totalmente em nuvem, e oferecem uma infraestrutura completa para embasar as análises dos candidatos.

Uma funcionalidade interessante é a organização dos perfis de colaboradores de acordo com uma matriz de talentos, que aponta suas competências e o desempenho em funções específicas.

2. Gestão de tarefas

Mesmo que boa parte das tarefas do RH seja tipicamente de gestão, o setor sempre executa uma infinidade de atividades variadas, geralmente relacionadas ao modelo específico do negócio. Isso faz com que a gestão dos processos se torne cada vez mais desafiadora conforme a empresa cresce.

Uma solução de RH voltada ao controle das atividades torna esse trabalho mais organizado e gerenciável. Uma ferramenta baseada em nuvem, por exemplo, permite que isso seja feito até mesmo pela internet. O gestor designa tarefas de acordo com o mapeamento de processos, monitora o que está sendo feito e organiza o tempo de trabalho da equipe.

Além de melhorar a produtividade do RH, isso evita o acúmulo de atividades em atraso e garante a tranquilidade que os profissionais necessitam para serem eficazes em suas funções.

3. Big Data

O uso de dados para tomadas de decisão mais inteligentes, por si só, é uma das grandes tendências da transformação digital. A inteligência, nesse contexto, se refere ao uso de soluções digitais especializadas em análises complexas e aprofundadas. O processo gera insights valiosos para que você possa embasar as decisões tomadas no dia a dia do setor.

Um software de Big Data Analytics, por exemplo, pode coletar dados dentro e fora da empresa, gerando análises bastante úteis para o RH: você pode mapear padrões de comportamento e relacioná-los ao salário ou aos benefícios, identificar perfis desejáveis para embasar o recrutamento ou mesmo processar um volume gigantesco de currículos, filtrando-os pelas características que procura.

4. Plataforma de treinamentos

Visar a um bom desempenho não é uma ação que termina na contratação. A capacitação constante traz frutos importantes, já que os colaboradores desenvolvem suas habilidades profissionais e se mantêm cada vez mais alinhados aos objetivos da organização. Por isso, vale a pena investir em plataformas de treinamentos.

Algumas empresas adotam políticas de treino semanal, quinzenal ou mensal, liberando algum tempo do trabalho dos colaboradores para a realização de pequenos treinamentos online. Os objetos de estudo podem ser específicos da área de atuação, mas também mais amplos: gestão do tempo, treino de concentração, organização pessoal, gestão financeira, trabalho em equipe etc.

5. Soluções de saúde e bem-estar

Atualmente, o plano de saúde se destaca como um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais. Oferecer esse tipo de auxílio pode resultar em diversos ganhos para a empresa, como atração e retenção de talentos, redução do absenteísmo e aumento da produtividade. No entanto, o mercado conta hoje com outras soluções complementares de saúde e bem-estar que podem tornar a empresa ainda mais competitiva.

Isso porque elas permitem que você faça uma boa gestão da saúde do colaboradores, com isso, leve benefícios para o RH e a empresa como um todo. 

Uma forma interessante de fazer isso é promovendo o coaching em saúde dentro da empresa. Tanto que a empresa tem um programa específico para isso. Por meio dele, uma equipe multidisciplinar em educação de saúde faz um acompanhamento individual dos colaboradores, identificando suas principais demandas e orientando-os a fazer mudanças comportamentais para melhorar sua qualidade de vida.

Já a Gestão de Crônicos e o programa de Saúde Mental permitem que sua empresa identifique esse tipo de risco de saúde e promova ações de prevenção entre os colaboradores. Trata-se de uma iniciativa que traz benefícios expressivos para cada indivíduo — sobretudo em tempos de crise, como na pandemia do novo coronavírus, em que essas pessoas podem compor um grupo de risco.

O mais interessante é que você não precisa estruturar todo esse trabalho internamente. Uma parceria estratégica com especialistas, como a Sharecare, coloca para trabalhar ao seu lado profissionais extremamente capacitados e experientes.

Os resultados de um investimento na área da saúde na empresa incluem uma boa redução de custos a diminuição do absenteísmo. A

Agora que você já conhece as melhores soluções de RH, é hora de colocar essas dicas em prática e melhorar a experiência dos profissionais que vestem a camisa da sua empresa. Faça uma análise da infraestrutura tecnológica que você tem hoje e veja o que pode ser melhorado. Os benefícios, como você viu aqui, são muitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo