A Claranet Brasil acaba de anunciar o home office permanente. A empresa, que é referência em tecnologia em nove países, deixará à cargo dos colaboradores decidirem se devem trabalhar presencialmente ou não. A equipe está 100% habituada ao home office desde antes do início da pandemia no país e não enfrentou dificuldades de adaptação ao modelo. A companhia vem oferecendo todo o suporte de benefícios do RH como apoio médico 24h, auxílio de psicólogos e à prática de exercícios físicos.
A empresa não tem planos de reduzir o escritório, mas continuará expandindo no segmento de cloud computing. Vagas já estão sendo ofertadas para profissionais de todos os estados, sem restrição à São Paulo. Mesmo antes da pandemia, as salas do escritório já eram adaptadas às conferências e reuniões virtuais, o que também facilitará que a rotina de trabalho continue.
“Percebemos que a nossa equipe aqui no Brasil aderiu muito bem ao home office total, por isso decidimos tomar esta decisão. O escritório não deixará de existir, mas será um local de convívio social, para reuniões importantes, para aqueles que optarem por trabalhar no escritório e para mantermos a cultura da nossa empresa, que é muito importante”, afirma Fábio Amigo, Diretor-Presidente da Claranet Brasil.
Empresas nacionais e internacionais vêm adotando o modelo e anunciando a novidade para os colaboradores, mesmo antes de quarentena encerrar. Os outros escritórios da Claranet espalhados por países como Portugal, França, Alemanha e Itália, por exemplo, também pretendem expandir a política de home office. Ao todo, são cerca de 2 mil e 200 colaboradores do grupo que desfrutarão da jornada de trabalho mais flexível.
“Durante o home office, realizamos uma pesquisa de opinião para os nossos colaboradores, e identificamos a satisfação ainda maior da jornada de trabalho durante a quarentena. Estamos felizes com o retorno da equipe sobre a decisão e buscamos sempre aperfeiçoar a relação entre empresa e colaborador”, ressalta Tâmara Costa, Diretora de Recursos Rumanos na Claranet Brasil.