Jovens profissionais exigem mais que salário: bem-estar e qualidade de vida ditam as novas regras do jogo.
A Geração Z está redefinindo os padrões de benefícios corporativos no Brasil. Com a viralização de vídeos nas redes sociais, os jovens profissionais estão colocando em evidência os chamados “contratos CLT Premium“, que oferecem um pacote completo de benefícios além do salário tradicional.
Segundo pesquisa recente do Great People & GPTW, a saúde mental é a principal preocupação dos gestores e profissionais de RH em 2023. No entanto, apenas metade das empresas investe em soluções para esse problema. Essa lacuna está sendo preenchida por empresas e startups mais “atuais” e atentas ao mercado, que oferecem benefícios como auxílio alimentação acima do salário mínimo, planos de saúde, auxílio e ações que beneficiam a saúde mental e física, viagens corporativas e programas de bem-estar.
“Essa geração está mais exigente e busca por empresas que ofereçam um propósito e um ambiente de trabalho saudável”, afirma Cassius Leal, contador e CEO da Advys. “Os benefícios adicionais não são apenas um diferencial, mas uma necessidade que as empresas estão vivenciando para conseguir atrair e reter profissionais capacitados”.
A mesma pesquisa aponta que 51,6% das empresas enfrentam dificuldades para lidar com as expectativas das diferentes gerações no ambiente de trabalho. “Estamos vivendo um momento totalmente novo, onde diversas gerações vivenciam o mesmo ambiente de trabalho”, comenta Luiz Eduardo Drouet, Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-SP.
Com essa nova demanda e realidade, as empresas terão que ajustar suas ofertas para atender às expectativas gerais. “As empresas precisam adaptar suas políticas e práticas para atender às expectativas de cada grupo, oferecer um ambiente mais inclusivo e principalmente falar a linguagem da Geração Z, pois somente assim as ações organizacionais serão entendidas, absorvidas e propagadas”, finaliza Dado Schneider, doutor em comunicação e especialista em Geração Z.