É fundamental entender que as pessoas cada vez mais precisam estar no topo da estratégia de negócios da empresa
Uma empresa não consegue prosperar sem proporcionar uma boa experiência aos consumidores. Mas e quanto aos colaboradores? Essa experiência também é essencial e, por isso, deve ser a pedra fundamental de qualquer estratégia de Recursos Humanos. Para construir essa base, o primeiro passo é mudar a abordagem.
Em vez de se concentrar na gestão dos processos operacionais, o importante é ter como prioridade a criação de um ambiente de trabalho melhor para seus funcionários. Existem várias plataformas que facilitam os aspectos operacionais e ajudam as áreas de Recursos Humanos a colocar as pessoas em primeiro plano.
É essencial levar experiências que encantam a cada interação entre um atual ou futuro colaborador tornando a organização especial e dinâmica. Hoje existem, por exemplo, soluções tecnológicas para Recursos Humanos que aprimoram e modernizam os processos para experiências satisfatórias no local de trabalho, desde a integração até a interação com os colegas e o desenvolvimento de competências no longo prazo.
O ideal é que os times, assim como os clientes, tenham um contato digital eficiente e interativo a, com acesso rápido a informações sobre treinamentos, benefícios, férias, salários e todos os aspectos de carreira e desenvolvimento. Ao incorporar soluções de classe mundial aos processos de rotineira, a área de Recursos Humanos poderá ser mais eficiente e moderna. Além disso, a automação vai gerar dados sobre as equipes a fim de compreender o comportamento de cada um e ter acesso a informações personalizadas e preditivas.
Outra vantagem disso é tornar a comunicação muito mais fluida, pois estarão disponíveis em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo e a qualquer momento. Ao melhorar a experiência dos times, a empresa passará a contar com muitos benefícios. A tecnologia poderá ajudar os funcionários a se auto gerenciarem e assim permitir que a área de Recursos Humanos tenha um foco menos operacional e mais transformativo.
Um exemplo bem atual do uso da tecnologia em RH são chatbots. Eles ajudam a responder dúvidas por meio de mensagens de texto simples ou bate-papo, aceitar uma oferta com um único clique, iniciar um processo de integração antes do primeiro dia de trabalho ou sugerir aplicações divertidas, como cuidados com a saúde e bem-estar.
Dessa forma, será possível criar estratégias em que os funcionários sejam o principal pilar da empresa e assim elevar os níveis de produtividade bem como o de felicidade dos colaboradores. Já está comprovado que funcionários felizes têm clientes satisfeitos. Nunca antes as áreas de RH estiveram tão preparadas para agregar valor aos negócios com o apoio da transformação digital.
Por Carolina Florez, vice-presidente de Recursos Humanos, Oracle América Latina