Grupo de profissionais promove ações educativas, de mensuração de impactos ambientais e de incentivo à participação em projetos de desenvolvimento sustentável
A Air Liquide Brasil, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, conta com um Comitê de Sustentabilidade formado por colaboradores voluntários, com o objetivo principal de fomentar a cultura da sustentabilidade em toda a organização. O Comitê, inclusive, foi criado por iniciativa dos próprios profissionais da empresa, que é uma das primeiras do Grupo Air Liquide a ter uma estrutura própria para essa finalidade.
O Comitê de Sustentabilidade iniciou suas atividades em junho de 2020, quando um grupo de colaboradores percebeu a necessidade de que houvesse, na empresa, uma equipe que se dedicasse a mostrar a importância de se trazer a discussão sobre desenvolvimento sustentável para a realidade da organização, além de promover iniciativas em diferentes áreas. Um dos principais objetivos da criação do Comitê, inclusive, foi o interesse de trazer os objetivos climáticos do Grupo AL para a realidade da ALB; Com a ideia de impactar as decisões de nossos colaboradores dentro e fora da empresa, gerando repercussão positiva para a sociedade..
Atualmente, o Comitê de Sustentabilidade da Air Liquide Brasil é formado por 12 colaboradores e está sempre aberto à adesão de novos integrantes. As ações do grupo se concentram em três frentes principais: educativa; de mensuração dos impactos das atividades da empresa para a preservação do meio ambiente; e de identificação e apoio a projetos dos quais os colaboradores também possam participar.
As ações de promoção da cultura do Comitê têm como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a necessidade de se promover a sustentabilidade no dia a dia, sobretudo por meio de atitudes simples, que estão ao alcance de todos. Para isso, são realizadas iniciativas como a Semana da Sustentabilidade, com uma programação de palestras sobre temas como mudanças climáticas, impactos das emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera, entre outras atividades. Outra ação é o Momento de Sustentabilidade antes de reuniões e encontros, nos quais se compartilham dicas sustentáveis para o dia a dia. Há ainda a Gincana Sustentável, para engajar os colaboradores de forma lúdica, e treinamentos sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável disponibilizados nos canais internos de comunicação da empresa.
Entre as ações de mensuração de impactos, está o levantamento detalhado do quanto as atividades da Air Liquide Brasil geram impactos ao meio ambiente. A partir dessas informações, buscam-se meios para tornar as operações mais sustentáveis, objetivo que está alinhado às metas globais de sustentabilidade do Grupo Air Liquide, que pretende diminuir as emissões de CO2 em 33% até 2035 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. E para dar visibilidade a projetos sustentáveis que os colaboradores possam conhecer ou participar, o Comitê conta com o Portal da Sustentabilidade, criado para concentrar informações sobre iniciativas desenvolvidas em diferentes áreas. Há ainda os “Embaixadores Locais do Clima”: voluntários que, nas filiais da Air Liquide Brasil, ajudam a implantar projetos de sustentabilidade localmente e também compartilham informações sobre iniciativas desenvolvidas em suas regiões.
Marcelo Alcântara, Gerente Executivo de Marketing e Estratégia para o segmento Industrial Merchant e um dos responsáveis pelo Comitê de Sustentabilidade da Air Liquide Brasil. “O grupo vem cumprindo a finalidade à qual se propôs ao destacar, por meio de diferentes ações, a importância de que a cultura da sustentabilidade faça parte do dia a dia da empresa e das pessoas. O Comitê engaja os colaboradores a partir do conhecimento, ou seja, quando cada pessoa entende que suas ações precisam ser mais sustentáveis e se dispõe a participar. Há muito ainda a ser feito para que as questões sustentáveis estejam mais presentes em nosso cotidiano, mas já estamos fazendo a nossa parte para que esse objetivo seja alcançado”.