Boas práticas

Com programas globais, RH da Lenovo promove iniciativas motivacionais e de reconhecimento interno

Ações integram colaboradores com o objetivo de alavancar o conhecimento gestacional

A fim promover o reconhecimento de talentos internamente, a Lenovo, empresa de fornecimento de tecnologia inovadora, anunciou dois novos programas motivacionais para seus colaboradores. Com propostas complementares, as ações “Applause” (Aplauso, em português) e “Be my Shadow” (Seja minha sombra, em português) fazem parte da nova cultura organizacional da empresa, chamada de “We are Lenovo” (Nós somos Lenovo, em português).

“Durante o ano fiscal passado, começamos a aplicação da nossa nova cultura interna, a ‘We are Lenovo’. O objetivo principal da revitalização da nossa cultura foi a inclusão do Foco ao Cliente em tudo o que se faz na Lenovo, além do reforço a aspectos já enraigados na organização como Empreendedorismo, Inovação e Integridade/Confiança”, explica a diretora de recursos humanos da Lenovo, Andrea Barral.

Reconhecimento e experiências novas

O programa Applause foi lançado como ferramenta de reconhecimento para reforço dos comportamentos relacionados à nova cultura Lenovo. Permite que cada funcionário envie 12 “aplausos” para seus colegas, que nada mais são do que elogios ao trabalho diferenciado e alinhado à nova cultura. A cada 10 “aplausos” recebidos, o colaborador recebe um prêmio financeiro.

“Uma iniciativa como essa estimula as relações interpessoais de maneira saudável e respeitosa e a vivência dos comportamentos que a organização busca priorizar. O interessante é observar o entusiasmo dos participantes, que acaba incentivando os que ainda não tinham adotado o novo programa”, afirma Andrea.

Para alavancar o engajamento dos colaboradores e ampliar a visão sobre os negócios da organização  como um todo, o “Be my Shadow” propõe que seus participantes passem um dia na função de um colega de outra área. A única exigência é que as áreas tenham relacionamento processual, com o objetivo de tornar a experiência mais produtiva.

Ao final da vivência, um formulário é preenchido pelo participante para que a gestão do conhecimento não pare nessa etapa e possa impactar outros membros da equipe. “Os feedbacks que recebemos sobre essa vivência nos mostram que a ação é muito positiva para a cultura da empresa. Com funcionários melhor integrados e o conhecimento gestacional ampliado, o compartilhamento de ideias se torna ainda mais natural e efetivo no nosso dia a dia”, finaliza a executiva.

“O programa ‘Be my Shadow’ nos permite conhecer mais as áreas que mais interagimos no dia a dia e foi uma experiência foi muito positiva para mim. Tive a oportunidade de entender como a área de Customer Fullfilment trabalha, quais são seus principais desafios e, principalmente, pensar em como podemos interagir com a área e vendas”, conta Gustavo Siqueira, gerente de contas relacionais da Lenovo. “Adotar ações pontuais que buscam facilitar o trabalho de ambas as áreas contribui para que o cliente tenha uma experiência muito positiva conosco e também aprimora a nossa rotina de trabalho”.

 

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