Das 37 atividades listadas em levantamento, oito estão relacionadas ao setor.
Com 2024 chegando ao fim, algumas tendências para o próximo ano começam a despontar. Um levantamento feito pela PageGroup, empresa especializada em recrutamento de talentos, elencou 37 profissões que estarão em alta em 2025. Dessas, oito estão relacionadas ao setor de vendas: gerente de mídia de varejo, diretor(a) de vendas, executivo de novos negócios, gerente de e-commerce, gerente de atacado, gerente regional de vendas e gerente de contas com especialidades químicas.
A pesquisa indica que os salários desses profissionais podem chegar a R$ 45 mil mensais ou até mais, dependendo da área. Segundo a especialista em vendas e planejamento estratégico comercial, Flavia Mardegan, o momento é propício para investir em qualificação: “Trabalhar com vendas, seja na linha de frente como vendedor ou como estrategista na gestão de equipes, demanda conhecimento, treinamentos e uma busca constante por atualizações e aperfeiçoamento. Essa época é uma boa oportunidade para quem está em busca de emprego na área”, afirma.
A especialista enxerga um cenário otimista para o setor e afirma que o preconceito do brasileiro contra trabalhar com vendas ainda existe, mas que a tendência é que isso se dissipe. “O brasileiro precisa entender que o vendedor, com o produto dele, está ajudando uma pessoa física ou uma pessoa jurídica a resolver algo, a realizar um sonho.. E se está ajudando o cliente a resolver algo, por que ter vergonha? A nossa cultura ainda desmerece quem escolhe trabalhar com vendas e isso precisa ser debatido. Um vendedor de ponta do ramo de decoração de alto-luxo, por exemplo, chega a ganhar R$ 100 mil em um mês”, completa.
Flavia dá algumas dicas para aqueles que estão em busca de novas oportunidades trabalhando com vendas:
- Ouça o seu cliente: saber ouvir é metade do fechamento de uma venda. É sabendo ouvir que você vai disponibilizar a melhor solução para o que o cliente busca.
- Conheça a sua concorrência: saiba o que o seu concorrente está oferecendo aos clientes, do layout da loja aos descontos e condições de pagamento. Esse conhecimento é valioso caso precise contra-argumentar com clientes indecisos.
- Trabalhe a longo prazo: faça com que o seu cliente se sinta tão à vontade com o seu atendimento que você seja sempre a primeira opção que ele se lembrará quando precisar de uma solução.
- Estude e se atualize: estude sobre comportamento humano, sobre vendas, sobre o produto que você vende. Esteja sempre por dentro do que está acontecendo no mundo.
Tratando-se de vendas no setor industrial, atividade também apontada como tendência para 2025, profissionais com conhecimento técnico possuem algumas vantagens em relação aos demais. Alexandre Godinho, CEO da God Mix Tintas, acredita que um químico, por exemplo, pode vender os seus produtos de uma forma mais consultiva, já que tem profundo conhecimento das composições, podendo ter argumentos mais consistentes com os clientes. “Na indústria, o vendedor técnico passa mais segurança para o cliente, sendo capaz de tirar toda e qualquer dúvida sobre os produtos, sobre a sua composição, sobre o processo de fabricação e sobre melhores formas de uso e armazenamento”, conclui.
Os estudos da PageGroup indicam ainda que, quanto mais especializado for o profissional de vendas, mais altos serão os seus ganhos e as suas chances de se manter empregado.