A declaração da pandemia do Coronavírus realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 11 de março de 2020, obrigou diversas empresas a repensarem o seu modelo de trabalho. A ACCT Consulting and Technology foi uma das que aderiram ao trabalho remoto e notou expressivos e surpreendentes resultados, não só no crescimento da empresa, como também na qualidade de vida dos colaboradores.
A empresa de desenvolvimento de software, especializada em implementação, operação e evolução de projetos de tecnologia, localizada em Atibaia, no interior paulista, vinha monitorando os noticiários acerca da doença e, na semana seguinte à declaração da OMS, tornou-se pioneira ao colocar todo o time em trabalho remoto.
“Naquela época, a preocupação maior era o bem-estar dos funcionários. Um momento de mudança, mas de muito cuidado e apoio.” – conta Frederico Heitmann, CEO da ACCT.
A adaptação da equipe surpreendeu a diretoria, que resolveu estender as vagas em aberto para todo o país. “Se éramos remotos e queríamos continuar assim, tornou-se possível a contratação de qualquer lugar. Nossa meta era admitir 120 pessoas em 2020 e fechamos o ano com 198 colaboradores.”- conta.
Além da contratação de talentos de todo o Brasil e até de fora do país, a iniciativa despertou o desejo de alguns colaboradores que estavam no estado de São Paulo pelas oportunidades, mas queriam voltar para perto de suas famílias.
Foi o caso do programador Micael Pereira, que saiu ainda criança de Igaporã, interior da Bahia, e permaneceu no estado de São Paulo em função das oportunidades na área de tecnologia, na qual atua há 10 anos. Ele entrou na ACCT em um modelo de trabalho semi remoto e quando a empresa comunicou que adotaria o home office definitivo, viu que tinha chegado a hora de voltar: “Era algo que eu já vinha planejando. Os principais motivos eram estar próximo da família e ter mais qualidade de vida”, – afirma Micael, que reside há seis meses na cidade natal com a esposa e os dois filhos.
Para quem tem dúvidas deste modelo de trabalho, Frederico garante que os resultados são positivos e ambas as partes ganham: “A verdade é que quanto mais a gente aperfeiçoa o conceito do trabalho remoto, mais nós percebemos que a produtividade não diminui e que a satisfação aumenta. Um colaborador com mais qualidade de vida é um ser humano mais completo e, consequentemente, um profissional melhor.” – afirma o empresário.
E foi em busca da tão sonhada qualidade de vida que o gerente de projetos Davi Guilherme Pereira Paiva aproveitou o trabalho remoto para tirar um sonho do papel: morar na praia. Desde agosto de 2020 ele reside em Guarapari/ES com a esposa e o pequeno Benjamin, de três anos. “Não era só o fato de morar na praia, mas como você leva o seu dia. Aqui é possível acordar cedo e caminhar em contato com a natureza. A gente não vive literalmente naquela selva de pedra onde só se vê apartamento, casa e mais nada’. – pontua Davi.
Mas será que trabalhar de casa não pode ser prejudicial? Davi conta que assim como no trabalho presencial, basta você ser organizado e saber equilibrar o lado profissional com o pessoal. Quando está trabalhando, para manter o contato com o seu time, o colaborador conta que utiliza ferramentas online como Google Meet (para criar salas de reuniões), Slack (plataforma de mensagens baseada em canais) e Discord (aplicativo de voz usado em comunidades gamers), que auxiliam bastante: “A gente conversa, tira dúvida e até dá aquela pausa de cinco minutos para o café” – destaca.
Com o lado profissional organizado, ele aproveita o pessoal: “Agora eu realmente faço parte da vida do meu filho. Eu não vi os seus primeiros passos, o seu dente cair e hoje eu não perco esses momentos importantes dele. Quando ele vai brincar, quando ele solta uma frase engraçada, eu estou vendo tudo acontecer de perto’ – finaliza Davi.
Resultados fruto do trabalho remoto
O reflexo da satisfação dos funcionários gerou resultados. A ACCT recebeu em agosto de 2020 o selo de certificação do Great Place To Work (GPTW), consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A mensuração é feita por meio de questionário anônimo, o qual as empresas não têm acesso. Já em fevereiro de 2021, a ACCT entrou, pela mesma organização, no ranking das melhores empresas para se trabalhar no interior de São Paulo.Outro indicador de que mesmo em trabalho remoto a ACCT alcançou patamares expressivos foi a vinda do Carrefour, um dos maiores conglomerados de alimentos e varejo do mundo, para o corpo de clientes da empresa. Atualmente, a empresa atende ainda diversos clientes, com um time dividido em 63 cidades, 14 estados e três países.
A ACCT está inclusive com vagas em aberto para Account Executive, Account Manager, Analista de Qualidade de Software, Senior Software, Software Engineer e Solutions Architect.