Ways quer mudar conceito ultrapassado de ‘presentinho’; Experiência educacional para os filhos – como o estímulo a idiomas e programação – são caminho para empresas que querem selo ‘family friendly’ e se alinham com ESG
“Alô, RH, vai dar caneca de novo?”. Nada contra canecas ou agradinhos, como afirma a fundadora da Ways Education, Marina Gontijo. Porém, segundo ela, é urgente transformar o conceito de benefício corporativo nas empresas – e o passo fundamental é partir de uma data (Mês das Crianças) que simboliza quem realmente importa: os filhos dos colaboradores. Por isso, a edtech mineira de ensino extracurricular, preparou um plano de ação para outubro para sacudir esta visão por parte dos RHs das empresas.
“Não precisamos desmerecer as lembrancinhas de sempre, no entanto, benefício real, como vemos na Ways, é gerar valor agregado e oferecer algo realmente aproveitável que possa ser devolvido, inclusive, à sociedade. Gerar sentido e significado. Não há forma melhor de fazer o colaborador sentir pertencente do que você olhar e investir no filho dele. É assim que você engaja o colaborador e, de tabela, diminui o turn over na empresa”, afirma a empreendedora.
Mãe e pedagoga, Marina criou a Ways justamente por sentir falta deste tipo de acolhimento corporativo, o olhar genuíno para família, demanda latente escancarada na pandemia. “As empresas entraram na casa das famílias, e as crianças passaram a fazer parte da rotina, pois a marca estava lá dentro. E agora, qual o recado que a empresa quer passar ao sair da casa? É necessário gerar um legado. Ficou claro que a motivação do colaborador passa pelo bem estar e cuidado que ele sente que sua família tem ao trabalhar em determinado local”, explica.
Empresas já apostam na proposta para o Mês das Crianças
A aposta da Ways para a data já atraiu olhares de grandes grupos, como Sada, Arcadis e U4C. Nesta ação específica, o foco está na oferta de aulas de idiomas (inglês) e programação (também voltada ao universo gamer para os adolescentes). Para a sócia Taísa Botelho, a ideia da Ways é utilizar do gancho da data para gerar o máximo de conscientização possível na sequência do ano e no próximo. “Outubro é um mês comercial, por conta da Data das Crianças, mas queremos dar um start, mostrar para a empresa que, com o primeiro passo em outubro, ela pode seguir o resto do ano investindo na educação”.
Segundo Taísa, é clara a tendência de que pais antenados já pensam hoje que, na empresa em que trabalham, receberem benefícios que estimulem a educação extracurricular dos filhos já tem muitas e reais vantagens, além de fazer muito mais sentido do que gratificações ou presentinhos aleatórios. “Abrir portas reais para o futuro é dar experiência educacional de presente. É claro que, como cursos são caros, há um benefício financeiro. Mas não é só isso, mas gerar a sensação que a empresa oferece possibilidade de futuro para família”, completa.
Ways tem valuation de R$ 5 milhões
A Ways Education, plataforma de Educação de atividades extracurriculares que estimula o desenvolvimento de competências do futuro nas crianças e adolescentes, redirecionou sua atuação para turbinar o crescimento em 2022. A edtech, que começou atendendo famílias de Belo Horizonte, já ultrapassou os limites regionais e quer atuar agora no modelo B2B, ao oferecer aos RHs das empresas de todo o Brasil a possibilidade de se tornarem “family friendly”. “A grande aposta é ser um benefício corporativo essencial para empresas que apoiem a parentalidade, que é um termo indissociável das práticas ESG”, afirma Marina.
A Ways recebeu recentemente um aporte de R$ 300 mil por meio da Criabiz Ventures. Em 2021, seu valuation ficou em R$ 5 milhões, depois de impactar duas mil famílias desde a fundação. A empresa também venceu a edição especial da Batalha das Startups, no Rio Innovation Week, e levou R$ 300 mil em mídia. Atualmente, já são 22 cidades em oito estados contemplados pela ferramenta. E a perspectiva é que este número dobre ainda em 2022.