Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Community manager, a profissão do futuro
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Carreira

Community manager, a profissão do futuro

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
02/11/2022
1k Views
02/11/2022

No ambiente de redes, a estratégia de gestão de comunidades mapeia e analisa essas interações, oferecendo insights e ações valiosas para as empresas

Emiliano Agazzoni é cofundador da Community Manager School

Não há dúvida de que as plataformas digitais quebraram diversas barreiras de comunicação, criando formas diferentes de interação em ambientes compartilhados. As pessoas passaram a usar esses espaços de ampla diversidade para intensificar as trocas de experiências e para se juntar, motivadas pelos interesses em comum que as plataformas tornam mais visíveis. Essa dinâmica alimenta a tendência de formação de cada vez mais comunidades digitais e, ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de estratégias mais assertivas de gestão dessas comunidades. Trabalho para um profissional especializado: o community manager. É ele que vai entender os anseios de todas as partes envolvidas e criar maneiras de facilitar as conexões.

No mundo digital, embora a audiência esteja pulverizada, as pessoas ainda encontram formas de criar grupos para compartilhar assuntos de interesse. Uma das pontas dessa engrenagem está nos influenciadores, que estabeleceram uma nova maneira de interação entre publicidade e marcas, vivendo e compartilhando conteúdos que são atrativos para seus seguidores. Engajamento, aqui é a palavra-chave, um alvo que todas as empresas almejam alcançar. Em outras palavras, hoje é fundamental ter uma comunidade engajada em torno do negócio.

 

Navegar nesse cenário é um desafio, apesar de as ferramentas digitais oferecerem métricas e facilitarem a abordagem do público-alvo. Isso porque é preciso conhecer e usar da melhor forma possível as regras e os algoritmos das plataformas, aspectos que influenciam a visibilidade da marca e a concorrência por espaço. Ajudar as empresas nesse caminho é exatamente o intuito da estratégia de gestão de comunidades, e o community manager é figura central nesse sentido.

 

Vale lembrar que a importância desse trabalho também está no fato de, em comunidades (sejam elas virtuais ou não), as pessoas se sentirem mais acolhidas e seguras, o que facilita seu engajamento em relação a um conceito ou ideia. No ambiente de redes, a estratégia de gestão de comunidades mapeia e analisa essas interações, oferecendo insights e ações valiosas para as empresas.

 

É verdade que, no meio digital, nenhuma estratégia é inválida: tudo depende da do que a marca busca. Mas também é real que as comunidades são os endereços certos para encontrar as personas que combinam com o negócio — nelas estão mais transparentes as dores e desejos de potenciais clientes. E o community manager é o profissional capacitado para colocar essa roda para girar, construindo interações genuínas, naturais e duradouras entre as empresas e os consumidores.

 

Não é por acaso, portanto, que o community manager é um profissional em ascensão, que pode atuar como prestador de serviço para outras empresas ou com uma carteira de clientes própria. Um bom Community Manager combina conhecimentos sobre ferramentas digitais, criação de estratégias de engajamento, criação de conteúdo e escrita, com soft skills como: liderança, criatividade, capacidade de comunicação, empatia e escuta ativa das pessoas.

 

Gerir comunidades é uma das profissões do futuro, considerando que nenhuma empresa mais pode prescindir do ambiente digital e que todas vão disputar a atenção do público. Engajamento é, afinal, a linha que vai dividir as empresas bem-sucedidas daquelas que ficaram para trás.

 

Como gerir e desenhar os escritórios para que se tornem acolhedores, satisfatórios e seguros
RH da MDS Brasil participa do Insurance Summit Brazil
LinkedIn aponta os empregos em alta para 2025: áreas de operações estratégicas, saúde, viagens e eventos estão entre os destaques
NR-01 e saúde mental nas organizações: um desafio urgente ou uma oportunidade para mudar?
Superlógica reafirma compromisso com diversidade e inclusão, em contraste com o movimento de big techs
TAGS:CARREIRAgestão de pessoashome officerecursos humanosRHsaúdetecnologiavagas
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Pesquisa mostra que empregadores querem mais funcionários full time; colaboradores consideram pedir demissão
Próximo Artigo Mesma vaga, salários diferentes para homens e mulheres; 45% delas já passaram por isso
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Efeito 1%: como pequenas ações mudam sua carreira
Comportamento
14/06/2025
IA transforma eventos corporativos com mais estratégia
Gestão Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
14/06/2025
Como as redes sociais impulsionam carreiras e marcas
Educação Corporativa Soluções para RH Treinamentos
14/06/2025
Nova NR-1: adiamento da norma é oportunidade estratégica para empresas que desejam liderar em gestão de riscos
Gestão
13/06/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Carreira

Como trabalhar menos e ganhar mais: o poder do “skill stacking”

18/05/2025
GestãoNegóciosPublieditorial

Vivo impulsiona a equidade de gênero no esporte com campanha inspiradora

11/03/2024
Gestão

Liderança que transforma: o papel estratégico dos líderes no fortalecimento da cultura organizacional

24/04/2025
BenefíciosGestão

Por uma boa causa, Fhinck vai ficar offline

08/10/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up