Por Clemilda Thomé, integrante do Conselho de Administração da DSS Holding
“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”. Já dizia Pitágoras uma frase com um propósito que acredito tanto: o quanto a relação entre a gestão do tempo e uma boa liderança podem transformar sua vida. A vontade de empreender e trilhar meu caminho são pontos que sempre estiveram presentes em minha vida, mas para realizá-los com sucesso, sempre acreditei que o conhecimento é fundamental para dar certo.
Quando você é ou se torna um empreendedor de negócios, ao estruturar sua empresa, entende que, dentre diversas áreas, existem duas primordiais: a área estratégica – de liderança – e a área operacional, responsável por fazer seu negócio “girar” diariamente. E é muito importante que haja uma simbiose entre elas, para que o seu negócio prospere.
Mas você pode me perguntar: “Então como fazer meu negócio girar e conquistar o lucro que preciso mensalmente”? Primeiramente, acredito que cada empreendedor necessita refletir sobre como sua empresa está formada, quem são seus colaboradores, como estão divididos. E nesse caminho, se você, como líder da empresa, perceber que está atuando mais nas atividades operacionais e menos nas estratégicas, te dou um conselho: inverta isso.
Tenho certeza de que quando você abriu seu negócio, o fez com o desejo de que funcionasse, que tivesse resultados e, principalmente o lucro. E assim desejo que continue. Para explicar melhor como inverter esse processo entre operacional versus estratégico, darei um exemplo simples. Em um consultório odontológico, você tem a recepcionista e a (o) dentista.
Você há de concordar comigo que se a recepcionista não tiver empatia e tato com os clientes, uma visão de cuidado com o ambiente, mantendo-o organizado, com revistas atualizadas, com a televisão no canal e volume adequados, de nada adiantará todo o esforço do dentista que “corre” dentro de sua sala para atender o máximo de pessoas possível e, assim, obter seu lucro de trabalho. Tudo deve funcionar em sinergia.
Então, quando pensar em abrir seu negócio, entenda que você precisa gerir melhor seu tempo, saber liderar corretamente e, assim, conseguir fazer fluir seu trabalho. Nossa vida é valorosa, acredite que o seu tempo é o maior bem e recurso que você possui. Importante que você tenha em mente que se você for abrir um negócio não existe outra alternativa senão dar certo. Para você sair da operação e ir para o estratégico de seu negócio, só funcionará se houver uma virada de chave na sua cabeça.
Quando você delega, você tem tempo para criar, para analisar o que está acontecendo no seu nicho de mercado. E enxergar esses acontecimentos permitirá que você se aprimore continuamente e escale o seu negócio. Na minha opinião, o dono de uma empresa que passa muito tempo na operação, não consegue expandir sua visão e muito menos criar estratégias que o façam se diferenciar no mercado. Pense o seguinte: conhecimento na vida é fundamental. Hoje, quem tem poder no mundo é aquele (a) que busca se aprimorar continuamente, que se valoriza e acredita em seu propósito, tem saúde e equilíbrio entre a vida pessoal e o profissional, além de fé, força e foco que tudo dará certo.
Por isso, valore seu negócio e, principalmente, valorize a sua vida. Estude, interaja, cuide de sua saúde, adquira conhecimento e faça networking. As suas conquistas dependem unicamente de você.