A liderança humanizada faz parte da jornada sustentável da empresa
Elizabeth Rodrigues é executiva de Gente e Gestão da Vedacit
Promover uma cultura movida por propósito é essencial para agilizar a jornada de Sustentabilidade das empresas. É necessário desenvolver um trabalho cascateado, começando pelos gestores. Estar atento às necessidades dos colaboradores, proporcionar um ambiente seguro, ter uma comunicação empática são algumas das características necessárias para que uma liderança humanizada consiga colocar em prática o propósito dentro da organização, de forma genuína.
O relatório da Great Place to Work (GPTW) “Tendências de Gestão de Pessoas em 2022” mostra que 94,3% das empresas pretendem investir no desenvolvimento de lideranças neste ano. Entre as características mais valorizadas, empatia e gestão humanizada aparecem em segundo lugar, com 59,3%, atrás apenas de alinhamento com a estratégia (60,9%). E, entre os temas que precisam de mais atenção e desenvolvimento, o estudo mostra que os líderes precisam aprender não só a gerenciar pessoas, mas também a gerenciar emoções e contribuir com a construção de uma cultura mais inclusiva e inovadora.
Incentivar a liderança a seguir com essa prática é dever da empresa, mas para dar certo deve ser sincero. Colocar as pessoas em primeiro lugar precisa ser prioridade para organização e não apenas mais uma métrica para uma avaliação positiva. Promover uma cultura mais inclusiva e inovadora deve estar presente em todas as áreas, incentivando uma proximidade real entre a gestão e o colaborador. Faz parte ter uma escuta ativa, saber o que o motiva, o que mobiliza, se compartilha dos mesmos propósitos que a companhia, se está com uma alguma questão pessoal, quais são suas ambições e projetos profissionais. É essa conexão que realmente vai fazer a diferença.
O tão comentado “Walk the Talk”, ou seja, ter as ações e atitudes condizentes com aquilo que se diz, nada mais é do que estar em consonância com aquilo que se promove. O cuidado amplo com cada colaborador envolve também a saúde mental, a física, assim como a atribuição de desafios condizentes com as habilidades de cada um. Na Vedacit, por exemplo, o Programa Viva Bem, que reúne uma série de ações ligadas à saúde e bem-estar, foi redimensionado e tem sido cada mais procurado. Parece óbvio, mas um ponto fundamental é que os profissionais que estão nessa posição concordem e estejam de acordo com essa forma de liderar. Reforço mais uma vez: se não for genuíno não funciona.
Outro ponto importante é mostrar-se aberto a aprender. A liderança também é vulnerável, erra e pode – deve! – aprender com a equipe. É preciso mostrar-se aberto e disponível para que todos possam contribuir. Uma liderança inclusiva aceita as diferenças como complementares e não como excludentes, promove uma equipe multidisciplinar e grupos de trabalhos com profissionais mais jovens e mais maduros, que apreendem um com o outro. Esse estímulo a um ambiente aberto, que impulsiona talentos e não dita as regras de forma rígida, são características de organizações mais horizontais e menos hierárquicas, e que geralmente a liderança não se destaca individualmente, mas sim pelas entregas da equipe.
A liderança humanizada faz parte da jornada sustentável da empresa. O colaborador é o elo mais forte da cadeia de relacionamento – um colaborador satisfeito e feliz vai atender cada vez melhor o cliente e, consequentemente, ter uma contribuição ativa no desenvolvimento da companhia. Mas olhar para os demais stakeholders – fornecedores, parceiros, comunidade, clientes – e tratá-los com o mesmo respeito e empatia, completa o que acreditamos como uma atuação socialmente responsável. Reforço que em uma cultura movida à proposito buscamos ser sustentáveis em todas as relações da cadeia.
É assim que se constrói um ambiente referência de boas práticas no desenvolvimento dos profissionais. Mais do que receber uma certificação, como a GPTW, Melhores para o Brasil e Top Employer, que premiam as melhores organizações para trabalhar, o reconhecimento demonstra o comprometimento de todos os colaboradores com os valores e o propósito das companhias. Comprova que fortalecer as práticas de recursos humanos potencializa a contribuição das pessoas e promove a conexão com o negócio. É com satisfação que trabalho diariamente para que a área seja habilitadora da transformação da cultura e impulsione nossa gente para gerar impacto nos negócios e na sociedade.