Utilizar a tecnologia para expandir e melhorar processos comunicacionais é essencial para promover a saúde mental.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, a depressão e a ansiedade são responsáveis por 149 mil afastamentos temporários todos os anos. Apesar disso, dados da Fundação Getúlio Vargas, apontam que, desses colaboradores, somente 63% receberam suporte de suas lideranças e, ainda, 48% acreditam que as empresas não se preocupam com o seu bem-estar. Nesse cenário preocupante, é necessário que, para além da construção de uma cultura organizacional capaz de prestar suporte aos colaboradores, preservando talentos e oportunidades, ainda é necessário que as companhias consigam comunicá-las.
Para Igor Vazzoler, CEO da Progic, “as pessoas, naturalmente, precisam se sentir apoiadas e valorizadas – é uma necessidade básica do ser humano. Nas empresas, para além de uma preocupação ética com o colaborador, em que a saúde mental deve ser uma das prioridades, uma liderança humanizada, com uma comunicação sólida, ainda é capaz de aumentar a produtividade. Um ambiente positivo gera mais resultados, por meio da construção de uma estrutura que incentiva o questionamento e o desenvolvimento constante através do diálogo e da escuta – o que revela talentos e permite crescimento e inovação”.
Nesse cenário, o especialista aponta que, além de levar a discussão sobre saúde mental para as empresas por meio de ações de endomarketing, como palestras, dinâmicas e workshops, também é importante treinar e engajar as lideranças para que estejam prontas para lidar com situações diversas. Ainda, apesar de dados do Instituto Cacto mostrarem que dos 36,9% dos brasileiros que passam 3 horas ou mais diariamente nas redes sociais, 43,5% possuem ansiedade, essas próprias redes, quando usadas de maneira correta, podem subverter a ansiedade no ambiente de trabalho. Redes sociais corporativas, como o Caqui, desenvolvido pela Progic, oferecem um conteúdo mais personalizado e trazem o colaborador para o centro da ação – permitindo um maior engajamento e sensação de pertencimento, essenciais para a manutenção da saúde mental.
Em um momento em que a saúde mental é uma preocupação, soluções que promovem a integração dos processos de comunicação, seja por TV ou outras tecnologias, não só ajudam a manter os colaboradores informados, como também são importantes agentes para a pulverização da cultura organizacional. Utilizando a tecnologia como aliada e aprendendo a incluí-la de maneira saudável no dia-a-dia das companhias, é possível aprofundar conexões, o autocuidado, a liderança humanizada e promover um ambiente transparente – permitindo o crescimento e o desenvolvimento das pessoas
Sobre a Progic:
A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 30 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes, como Michelin, Danone, Bauducco e FGV, alcançando diariamente mais de 750 mil pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo e newsletter, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.