A segurança cloud é um dos recursos que podem ser considerados quando se utiliza um serviço de computação na nuvem. Essa funcionalidade nada mais é do que um sistema antifraude, e seu principal objetivo é a proteção de dados, recursos e informações contra tentativas de invasão.
Além disso, o cloud computing também previne o vazamento de dados ou, até mesmo, a perda de documentos importantes e outros riscos de violação. Outra vantagem desse sistema é a possibilidade de acessar serviços e informações online, sem a necessidade de instalar programas em seu computador.
Esses termos já são muito comuns nas rotinas de empresas que trabalham com tecnologia e desenvolvimento de softwares. Hoje, sistemas como o da Pontomais, plataforma SaaS (Software como serviço) líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, possibilitam que os dados de fluxo de trabalho dos colaboradores sejam armazenados também em cloud computing.
Como funciona a segurança cloud?
Geralmente, os serviços que disponibilizam o produto online, sem a necessidade de instalação de softwares no computador e que podem ser amplamente utilizados via internet, são recursos de cloud computing, a exemplo do Spotify, Netflix e outros.
Inserida no setor de RH, a segurança cloud funciona como uma nuvem privada que mantém os dados seguros. No caso da Pontomais, por exemplo, a plataforma permite que os colaboradores registrem o ponto sem a necessidade de instalar programas complicados ou manter relógios biométricos e para manter esses dados seguros, é criada uma nuvem exclusiva projetada especificamente para cada empresa. Ou seja, além dos arquivos ficarem permanentemente salvos em uma área remota na internet, isso garante que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos dados do controle de ponto, protegendo até mesmo, contra a perda ou extravio dos registros.
Para que serve o sistema antifraude da nuvem para o RH?
Para que os profissionais de RH possam desenvolver estratégias de engajamento, benefícios, bonificações e etc, é preciso conhecer os seus colaboradores, por isso é tão importante o acesso a determinados dados dos mesmos, claro que sempre o consentimento dos envolvidos. Além disso, nos últimos anos muitas empresas passaram a aderir a batida de ponto online, o que requer certa segurança em relação aos dados de marcação de ponto dos funcionários. Em geral, a segurança cloud serve para proteger a empresa das seguintes questões:
- Violação de dados importantes;
- Invasão de contas e sequestro de dados;
- Exposição do sistema a vírus e outros problemas comuns do acesso à internet;
- Fraudes e falhas na marcação de ponto.
Qual a importância da segurança cloud no sistema de ponto?
Quando o assunto é o controle de ponto, adotar um sistema que opera em nuvem protege o acesso às informações por meio de criptografia e do uso de senhas.
Na Pontomais, o controle de hora é realizado de maneira simples. Uma vez que o acesso ao sistema é liberado, o funcionário pode:
- Visualizar as ocorrências do ponto em tempo real;
- Controlar horas extras e faltantes;
- Ver os dias que precisam de ajustes e abonos;
- Gerenciar o banco de horas;
- Conferir as informações da jornada de forma rápida e prática.
Por meio deste registro de ponto, os dados são armazenados na nuvem, garantindo o acesso à informação de qualquer lugar.
Cloud Security e a Integração de dados
Com o uso da segurança na nuvem e o cloud computing é possível também fazer uma sincronização rápida dos dados, de forma totalmente online e que elimina a necessidade de backups constantes. Assim, esse modelo de armazenamento permite, por exemplo, que os dados do relógio de ponto tradicional sejam enviados para a mesma nuvem dos dados de batida de ponto realizadas pelo celular, computador e até mesmo pelo WhatsApp.
Bruno Favari, Gerente de Desenvolvimento na Pontomais