A tecnologia no RH, assim como os outros segmentos organizacionais da empresa, está revolucionando o modo como elas funcionam
Isso faz com que o papel do gestor também passe por transformações, oferecendo mais recursos para que as áreas funcionem de maneira eficiente.
Ao automatizar as operações das empresas, os colaboradores podem focar mais de seu tempo em partes importantes, como na qualidade de vida, na produção e encontrar estratégias inovadoras para os setores, como criar sites para atender e encontrar os clientes que fazem parte do mundo digital.
A forma como nos relacionamos mudou completamente com a tecnologia. Atualmente, o trabalho é uma forma de ferramenta social onde as pessoas aprendem e desenvolvem o lado pessoal e intelectual.
O papel do colaborador nessa nova situação é se delinear dentro do universo da corporação da empresa, transformando a rede do trabalho.
Qual o papel da tecnologia no RH?
Atualmente, grande parte das tecnologias e ferramentas disponíveis no mundo, se tornaram commodities das empresas.
A corporação tem acesso a softwares de controle, sistemas para fazer análises comportamentais e das competências, plataformas para recrutar novos colaboradores on-line e outros.
Todas essas tecnologias afetam, diretamente, o papel dos profissionais do RH. Isso porque, além deles atuarem no departamento de recursos humanos, eles se transformaram em agentes da gestão de pessoas.
Com toda a tecnologia no RH, esse segmento funciona muito mais como uma rede de inteligência do que como um departamento pessoal.
Qual é a conexão entre os colaboradores e a empresa?
Os serviços tradicionais que os profissionais de RH prestam são essenciais para a vida dos colaboradores e da empresa, a fim de manter um bom relacionamento entre eles.
Isso facilita diversos serviços prestados pelo setor de RH, como a folha de pagamentos e a administração das férias. A tecnologia no RH facilita que os colaboradores da empresa tenham acesso a essas informações facilmente.
Mas para que esse resultado seja adquirido, é necessário realizar uma conexão entre os colaboradores e a empresa, garantindo maior autonomia às pessoas e a responsabilidade de se manter informado sobre todas as coisas relevantes que acontecem no dia a dia da empresa.
Possuir tecnologias no RH, como ter acesso a intranet, possibilita que os colaboradores possam fazer as suas transações de maneira eletrônica, o que antes só seria possível se dirigindo até o setor administrativo responsável por essa atividade.
Mas a função do RH e a da Gestão de Pessoas passa por uma grande transformação ao adotar medidas de tecnologia no RH, pois esses setores não são mais responsáveis pelos dados relacionados aos colaboradores de uma empresa.
Como funcionam os processos inteligentes na empresa?
Antes de investir em tecnologia no RH, a empresa precisa buscar por processos inteligentes.
Isso significa que os líderes e responsáveis precisam encontrar maneiras de interligar as necessidades da empresa com todos os objetivos estratégicos necessários, garantindo que resultados eficientes e de qualidade sejam entregues.
Tradicionalmente, o setor do RH era responsável por todas as rotinas que aconteciam dentro do departamento pessoal, isso tomava o tempo dos colaboradores de outros segmentos da empresa.
Com os processos inteligentes, as empresas têm acesso a uma variedade de características, sendo totalmente diferentes dos processos tradicionais que ocorreriam em uma empresa.
A tecnologia no RH com os processos inteligentes garantem diferentes vantagens aos colaboradores e para a empresa. Mas os principais são:
- As tarefas diárias se tornam automatizadas
- O retrabalho é extinto ou reduzido, ainda mais quando uma nova tecnologia no RH é implementada
- Permite que relatórios mais sintéticos sejam criados, sendo muito mais útil para o restante dos departamentos
- A implementação de novas rotinas melhoradas
- O uso intenso de tecnologias que auxiliam nos serviços gerais
- Substitui os serviços que não funcionam mais por novos processos
- Reduz o uso dos recursos humanos e pessoais
- Os custos da empresa são reduzidos
- Terceirização das tarefas que não são essenciais ou mecânicas
Por que investir nas redes sociais para implementar tecnologia no setor do RH?
Uma das melhores maneiras de utilizar a tecnologia no RH, além de ser a mais econômica para as empresas, é aproveitar as redes sociais para criar ações em employer branding.
O termo em inglês refere-se a “marca empregadora”, já a prática diz respeito a fortalecer a imagem de uma empresa enquanto garante um bom ambiente de trabalho.
O principal motivo de seguir essa estratégia está na maneira como uma empresa vai divulgar os produtos e serviços que estão sendo ofertados, dessa maneira, é fundamental que elas voltem sua atenção à marca empregadora.
Juntamente com a equipe de marketing de uma empresa, o setor do RH também pode trabalhar para registrar e divulgar o trabalho desenvolvido na empresa.
As publicações podem ser várias, como as datas comemorativas e todas as conquistas que a organização conquistou.
A principal ideia de utilizar as redes sociais nessas situações é captar os frutos que a cultura da empresa plantou, pois isso estará estampado nas publicações.