Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Como agir no mundo das incertezas?
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Alelo
Artigos

Como agir no mundo das incertezas?

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
11/06/2018
706 Views
26/05/2024

Existe dentro de todos nós ferramentas necessárias para transformar sonhos em realidade e virar o jogo 

No alto dos meus “mais de 60 anos”, tenho uma façanha para contar. Na verdade, tenho a concretização de uma espécie de legado das minhas viradas de jogo na vida. Dizem que durante sua existência, o ser humano deve realizar pelo menos três coisas: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Na infância fui bandeirante e, nas aventuras com a turma, plantei muitas árvores. Depois, casei e tive três filhos! Eles já estão todos criados e agora estou à espera dos netos. A terceira realização, talvez, eu tenha passado da média! Com a quantidade de insights e ideias perambulando na minha cabeça, além das experiências que eu me permito vivenciar, apenas um livro seria impossível.  Então, estou curtindo o meu 16º livro, o “Virar o Jogo – como agir no mundo das incertezas”.

Quando me perguntam sobre do que exatamente se trata este lançamento, logo respondo: “Ele está recheado de histórias reais que tinham tudo para dar certo, mas não saíram como eu desejava”. Algumas pessoas nem escutam direito o que falo e já se espantam: “Ficou louca, Leila, você lançou um livro com histórias de fracassos?”. E antes que você pense o mesmo, vamos clarear as ideias. Em nenhum momento eu disse que fracassei, perdi ou desisti. Porém, o brilho e a inspiração do livro estão justamente nos ganhos e nas vitórias que foram muito melhores do que eu imaginava quando tudo “deu errado”. Cheguei a um nível de compreensão da vida que me permite afirmar que, se algo não está ou não saiu do jeito que você gostaria, é porque pode ser ainda melhor.  E isso serve para a vida de qualquer pessoa.

Você já deve ter escutado a história de um discípulo que circulava em lugares distantes com um sábio mestre. Em determinado trecho da caminhada, o jovem rapaz avistou uma casinha muito pobre e ali era o único lugar que poderiam encontrar água fresca para beber. Atencioso, o discípulo foi até a casa e, ao se deparar com a pobreza que viva aquela família, nem teve coragem de pedir qualquer coisa. Ele se entristeceu com a história lamentável daquelas pessoas que tinham apenas uma vaquinha provedora de toda a renda da família. O leite produzido pelo animal era dividido parte para consumo e parte para a troca por outros alimentos. Inconformado com aquela situação, o discípulo recorreu ao mestre para saber o que poderiam fazer para ajudá-los. O sábio avaliou a situação e respondeu seguramente: “Joga a vaquinha no precipício”. Mesmo contrariado, o discípulo obedeceu e os dois continuaram a viagem.

O que impressiona nessa história é saber que algum tempo depois, mestre e discípulo passam pela mesma região e vislumbram o lugar ricamente transformado. Precipitadamente, o discípulo bate à porta da casa principal daquela fazenda e logo pergunta sobre o final trágico da família dependente da vaquinha. Gentilmente, o empregado responde que a tal família é dona daquela propriedade, animais, plantações e empregados. “Os meus patrões eram realmente bem pobres”, informou o empregado. “Mas, depois que perderam o único recurso da família, tiveram que descobrir outras formas de sobreviver e enriqueceram”.

Então, qual é a vaquinha que você deve se desprender? Será que precisa surgir alguém para lançar a sua em um penhasco? Essa é uma provocação séria! Meu novo livro está recheado de histórias de “vacas lançadas ao precipício” que desencadearam a descoberta de talentos, competências, habilidades e riquezas. Mudanças geram desconfortos, mas também são elas que nos tiram da zona de conforto, da acomodação e nos fazem explorar novas descobertas. Talvez você esteja aí, remoendo possibilidade para sua vida, sua carreira ou o seu negócio. Por medo de perder, você está preso à sua “vaquinha”, incapaz de enxergar o mar de possibilidades que existe ao seu redor.

Muitas vezes um relacionamento, uma circunstância, um negócio ou um emprego que você tem como sua válvula de escape, sua tábua de salvação, é justamente o obstáculo que deve ser removido para que seu mundo seja expandido e seus horizontes ampliados. É sempre mais fácil enxergar o diagnóstico e a solução para as questões alheias do que olhar para o próprio umbigo.

O resultado é muito mais valioso quando percebemos nossa própria vida e tomamos as decisões necessárias antes que algum discípulo obedeça ao mestre e provoque mudanças inesperadas. Existe dentro de nós todas as ferramentas para transformar sonhos em realidade e virar o jogo. Mesmo que você esteja no fundo do poço, ainda assim existe lá uma mola. Fica a dica.

Leila Navarro é empresária, autora de mais de 10 livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil. www.leilanavarro.com.br


A cultura organizacional é a nova bússola na trilha do sucesso
5 estratégias para dar feedback sem desmotivar a equipe
Economia do cuidado: reflexões e conceitos sobre o trabalho doméstico invisibilizado das mulheres
Profissional generalista ou especialista?
Um novo líder surgirá após a pandemia
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Trabalhador saudável faz bem para a empresa
Próximo Artigo Está procurando emprego? Saiba como não errar no currículo
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Como blindar a carreira executiva: contratos estratégicos, remunerações bem planejadas e saídas sem desgastes
Artigos
12/06/2025
Educação em xeque: retrocesso regulatório ameaça acesso e desenvolvimento de talentos
Opiniões
12/06/2025
Simulador PAT da Swile alerta RHs para riscos fiscais invisíveis e oferece diagnóstico gratuito em minutos
Benefícios Soluções para RH
12/06/2025
Inclusão e respeito à diversidade: empresas precisam avançar no acolhimento ao público LGBTQIAPN+
Comportamento
12/06/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Artigos

Três métricas para deixar o RH mais data driven

25/05/2023
Artigos

Feedback também dá lucro

25/03/2019
Artigos

Cultura forte vs. cultura tóxica: onde está o limite?

14/04/2025
Artigos

Dez expressões mais usadas no dia a dia pelo RH

19/12/2017

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up