A nossa capacidade de manter a atenção em algo está cada vez menor. De acordo com um estudo da Nature Communications, estamos mais dispersos por causa da disponibilidade crescente de diferentes distrações, como redes sociais, pesquisas na internet, filmes e muito mais.
Esse estudo foi conduzido por equipes de cientistas de diferentes universidades técnicas europeias, além do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, que apontam que a capacidade humana de atenção é finita e existem limites, inclusive, para o quanto podemos absorver de uma só vez. Além disso, os resultados mostram que estamos começando a perder a atenção mais rapidamente, já que somos constantemente bombardeados por novas informações.
Outro ponto interessante do estudo que explica nossa dispersão é o aumento do nosso desejo por ‘novidades’, o que tem nos levado a alternar com mais frequência entre dispositivos, livros e contribuiu para diminuir nossa capacidade de atenção.
Pensando em estratégias para desenvolver funcionários, a lógica se mantém. Gestores e profissionais de RH têm enfrentado um grande desafio para investir no desenvolvimento de seus colaboradores ao passo que a maioria dos funcionários aponta ter cada vez menos tempo para se dedicar aos treinamentos.
Mas, como a tendência é que as distrações sigam sendo um desafio, o melhor caminho é trabalhar com essas dinâmicas ao invés de ir contra elas. Uma alternativa é elaborar conteúdos mais curtos, por exemplo. Uma pesquisa da Deloitte mostra que a maioria das pessoas não assiste completamente um vídeo que tenha mais de 4 minutos.
Pensando em um método de aprendizagem que fornece informações menores e fáceis de digerir, o microlearning está se mostrando como uma possibilidade de treinamento capaz de entregar informações em curtos períodos de tempo. É um método criado em sintonia com ciências cognitivas, que é particularmente eficiente para o ensino de habilidades complexas pois fornece apenas informações essenciais para ajudar os alunos a atingirem um objetivo específico.
O microlearning direcionado com instrução eficiente e personalizada pode gerar 50% mais engajamento e um aumento de 20% na retenção de conhecimento, o que, nas empresas, se reflete no retorno do investimento por meio do aumento da produtividade dos funcionários. Por exemplo, em programas de treinamento de idiomas online, o microlearning tem demonstrado um impressionante histórico de sucesso, pois permite que os alunos estudem conteúdo alinhado à carreira com base em cenários do mundo real e dentro de suas rotinas particulares.
A personalização do conteúdo também é uma característica importante para garantir a eficiência do microlearning. Os alunos podem ter aulas na ordem mais atraente para eles e de acordo com o tempo que eles têm disponível, podendo ser ajustadas para serem feitas em momentos de deslocamento, horário de almoço ou curtos períodos de inatividade que temos durante o dia. Esse diferencial também engaja os alunos, que buscam o conteúdo que acham relevante, sem ter que seguir formatos impostos por cursos tradicionais.
Embora a grande quantidade de distrações possa estar contribuindo para desgastar nossa capacidade de atenção, o microlearning se apresenta como uma oportunidade de ensinar as pessoas de uma maneira diferente.
Com 7,1 bilhões de usuários de smartphones no mundo, os dispositivos móveis estão se tornando o padrão para entrega de conteúdo de todos os tipos, incluindo aprendizagem e desenvolvimento. Há uma lista de benefícios associados à aprendizagem móvel para fins de treinamento e desenvolvimento de colaboradores por meio de dispositivos móveis:
- Maior interatividade
- Portátil, permitindo estudos a qualquer hora e qualquer lugar
- Flexível, que atrai 58% dos funcionários que preferem treinamentos individuais
- Imediato, permitindo que seus usuários concluam seus cursos mais rapidamente
- Adequado para que o aluno defina e persiga suas próprias metas
Para os gerentes de L&D que procuram causar um grande impacto organizacional, o microlearning entregue por meio de dispositivos móveis é o caminho do futuro.
Eliane Iwasaki é Head of Revenue Growth da Voxy