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Como ajudar sua equipe de vendas a se auto gerenciar na realidade atual

Os top performers são seres que se mantém ativos, independente da circunstância

A pandemia global traz inúmeros desafios. Após passarmos pelo desafio imediato de permanecer bem e seguro, a próxima grande questão é: “O que devo fazer para continuar profissionalmente?”

A resposta para isso vem ao examinarmos as melhores práticas dos principais líderes de vendas, que é atemporal e se aplica a todas as situações difíceis, incluindo essa.

Podemos resumir três palavras: continue em frente.

Em tempos incertos, não temos muito controle sobre diversos aspectos, mas sempre estamos no comando do nosso tempo. Depende sempre de cada um como usá-lo.

Algumas sugestões para vendedores:

Cuidado com desculpas. Não caia na armadilha de acreditar que não faz sentido entrar em contato com os clientes agora porque ninguém está comprando. Vender é servir. Sempre foi! Encontre maneiras de prestar serviços aos seus clientes durante esse período difícil. Além disso, observe como você pode reorientar seus esforços no seu dia a dia de vendas. Este é o momento de revisar como você vende e testar formas de fazer diferente.

Foque na quantidade e na qualidade. Vender está exigindo mais esforços, os clientes estão sobrecarregados com seus próprios desafios. Nesse cenário, ser relevante será mais importante ainda. Então, invista em se preparar e ser estratégico. Esse é o momento de conhecer o cliente e vender consultivamente.

Foque no cliente. Isso já ouvimos faz tempo, mas agora será mais importante ainda. Vendedores que genuinamente não focarem no cliente terão menos chance ainda no mercado.

Vença a procrastinação. Tempos incertos em home office podem gerar baixa produtividade, dificuldade de engajamento, energização, foco. Mantenha-se ativo – quem investir bem esse tempo de crise sairá muito mais fortalecido.

Continue em frente. Sim, todos nós vamos enfrentar incertezas por algum tempo. Você precisará aumentar sua atividade em duas, três ou talvez até seis vezes do que antes para manter seu pipeline cheio e saudável. Você precisará de mais esforço para manter seus clientes. Você precisará ser criativo e ousado para manter seus negócios.

Os top performers são seres que se mantém ativos, independente da circunstância. Não caem nas armadilhas das distrações e aproveitam esse momento para realizar o trabalho que precisa ser feito e aprender.

Vamos continuar em frente! Let’s GoAhead.

Por Tatiana Vidal – CEO GoAhead Consultoria

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