Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Como alcançar objetivos estratégicos com ações de endomarketing
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
NegóciosSoluções para RH

Como alcançar objetivos estratégicos com ações de endomarketing

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
20/08/2021
638 Views
26/05/2024

O engajamento entre os colaboradores nunca foi tão importante para uma empresa quanto hoje. Além de aproximar todos da companhia, garante resultados melhores e uma das estratégias mais utilizadas para fortalecer esse meio de campo é o endomarketing. Essa estratégia reúne um conjunto de ações criadas pelas áreas de marketing, RH e comunicação interna para aproximar, reter e, principalmente, engajar os colaboradores.

“As campanhas de endomarketing devem sempre estar alinhadas aos objetivos que as empresas querem alcançar”, explica Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic, plataforma de tecnologia e serviços de TV Corporativa. Segundo o especialista em comunicação interna, para cada objetivo há diversas ações que podem ser realizadas, indo desde e-mails básicos até envio de brindes e gincanas.

Entre os principais objetivos e atividades, segundo o especialista, estão:

  1. Alinhamento estratégico

Para promover o alinhamento dos colaboradores com os objetivos e a cultura da empresa, ações de endomarketing são essenciais. Entre as estratégias mais usadas estão: divulgação constante e planejada dos conteúdos nos canais de comunicação interna – se a informação é importante para a companhia, ela também é para o funcionário; rituais de comemoração, ou seja, para cada novo cliente ou cada meta atingida pela equipe, anunciar para todos; e dinâmicas em grupo para reforçar a cultura organizacional.

  1. Endobranding

Endobranding é a construção e gestão da marca feita para os colaboradores. “Essa tática, realizada de forma organizada e com estratégias de endomarketing, irá construir positivamente a marca da empresa, atraindo novos talentos”, explica Cabral. Peças informativas contendo a missão, visão e valores, compartilhamento de valores sociais com campanhas de solidariedade feita pela companhia e divulgação de vídeos institucionais e depoimentos dos colaboradores reforçando a cultura da organização por meio da TV Corporativa, são algumas das ações que contribuem para esse objetivo.

  1. Transparência e inclusão dos colaboradores

Trabalhar com transparência faz com que o colaborador saiba o seu real valor e seu papel dentro da companhia. As principais táticas para motivar as pessoas no ambiente de trabalho são: a realização do feedback, treinamentos para desenvolver comunicação de liderança, canais de comunicação para os colaboradores enviarem seus feedbacks e procedimentos para a divulgação de maneira rápida de decisões tomadas pela diretoria.

  1. Benefícios da empresa

Os benefícios que a empresa oferece são diferenciais estratégicos para reter talentos, construir uma proposta de valor aos empregados e uma marca empregadora sólida. Mas, Rodrigo alerta que essas vantagens devem ser lembradas frequentemente, tanto para estimular a utilização desses incentivos, quanto para lembrá-los das vantagens oferecidas pela empresa.

  1. Reconhecimento dos colaboradores

Certos comunicados internos devem ser feitos de maneira reservada, como avisos trabalhistas, advertências ou feedbacks, mas outros reconhecimentos podem e devem ser amplamente divulgados dentro do ambiente de trabalho. “Para estimular e potencializar a cultura do reconhecimento, é importante criar campanhas para homenagear e divulgar sucessos individuais dos colaboradores, ou de suas equipes, como entregas dos departamentos e metas alcançadas”, destaca Rodrigo.

  1. Integração dos colaboradores

Dentro de uma companhia é importante que as pessoas estejam cientes da sua função e gostem de exercê-las, mas se não houver uma sinergia entre a equipe, nenhum trabalho é eficiente. Por isso, campanhas como happy hour, jogos digitais e espaços compartilhados de descanso são importantes para a integração das pessoas na empresa.

  1. Treinamento e capacitação

São muitos os fatores que levam os colaboradores a terem interesse e vontade de trabalhar em certa empresa, entre eles é o espaço que possuem para se desenvolverem profissionalmente. Sendo assim, é importante estimular o profissional a desenvolver cada vez mais suas habilidades e competências, a fim de alcançar a satisfação na área profissional, como por exemplo, workshops, palestras, incentivo a leitura, programas de desenvolvimento e crescimento, e divulgar estas conquistas para todos incentiva os colegas a quererem se desenvolver também.

  1. Segurança, bem-estar e valorização do colaborador

A segurança do trabalho é um assunto importante e o comportamento de prevenção por parte de todos deve fazer parte da cultura da empresa. Oferecer workshops sobre segurança e bem-estar, dentro e fora do ambiente de trabalho, e incentivar momentos de alongamento e exercícios laborais durante os turnos, na empresa ou em home office, mostra que a companhia se preocupa com o colaborador e é uma ótima forma de demonstrar que valoriza a vida do mesmo.

“O endomarketing é uma estratégia já bem difundida nas organizações do mundo todo, principalmente naquelas que conhecem seus benefícios e vantagens decorrentes. Usá-lo como diferencial é essencial para conquistar colaboradores engajados e resultados acima do esperado”, finaliza Rodrigo Cabral, diretor de vendas da Progic.

Webinar sobre gestão inteligente para negócios
Futuro do RH: Passos essenciais para os próximos seis meses de 2023
Assédio, insegurança e pressão no trabalho afetam a saúde mental dos trabalhadores, aponta pesquisa
Talentos e pessoas estão entre os principais desafios para CEOs nos próximos 5 anos
O papel das HRTechs na inserção das mulheres no mercado de trabalho
TAGS:CARREIRAendomarketinggestão de pessoashome officeliderançarecursos humanosRHsaúdetecnologiatreinamentovagas
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Sua empresa já pensou em oferecer um benefício-moradia para os colaboradores?
Próximo Artigo Empresas devem ajudar equipes na volta aos escritórios

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Ted Lasso e o RH: Lições de Liderança Humanizada
Mundo RH
17/05/2025
Gamificação no ambiente corporativo: Como engajar funcionários com mecânicas de jogo
Publieditorial
17/05/2025
Como a tecnologia pode transformar as decisões do RH — e mudar o ambiente de trabalho
Mundo RH Soluções para RH Tecnologia
16/05/2025
O Líder do Diálogo: desconstruindo o comando para engajar as novas gerações
Colunistas
16/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Tecnologia

Transformação digital acelera busca por profissionais de tecnologia e por empresas de outsourcing

31/03/2021
Gestão

A importância de investir na capacitação e retenção de talentos na rede hoteleira

15/12/2021
ColunistasEntrevistas

Entrevista exclusiva com Andrea Iorio: Revelações sobre a transformação digital e inovação no mercado de trabalho

14/11/2023
Opiniões

Sensatez na transição de carreira: o diferencial para a migração

24/06/2021

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up