Credibilidade e reputação são os principais pilares para ser visto no mercado
Tal qual as organizações fazem seu planejamento profissional, cabe a cada um de nós, com protagonismo, elaborar um plano para médio e longo prazo daquilo que queremos. Somente dessa forma damos o direcionamento correto para nossa carreira. Uma “vitrine profissional” é nada mais que um conjunto de qualidades que representam tanto a sua personalidade quanto as suas principais competências. É o modo como o seu perfil é visto no mercado e no ambiente de trabalho.
De acordo com David Braga, CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search, empresa de busca e seleção de executivos, é importante que os principais pilares da nossa vitrine profissional sejam nossas credibilidade e reputação. Por isso, é sempre relevante refletir sobre qual marca temos deixado nas pessoas. “Você sabe o que seus líderes, pares e liderados diriam sobre você? Em uma época em que o referenciamento tem sido vital em processos seletivos, é sempre importante ter ciência do que as pessoas pensam a seu respeito”, destaca Braga.
Segundo o executivo, para ser chamativo, é preciso manter sua vitrine arrumada. E assim o LinkedIn, mídia social profissional, é de grande relevância, pois é uma plataforma para o profissional ser visto e ver as demais pessoas on-line. Braga ressalta a importância de se atentar ao que se tem postado ou que tipo de interações tem promovido. “Pior do que não ter essa mídia social é ter e não usá-la com sabedoria. Também não se esqueça do seu Instagram, pois essa plataforma pode ser uma excelente ferramenta para se mostrar ao mercado, tanto como pessoa, quanto como profissional. E já sabemos que não tem como dissociar esses dois mundos”, provoca Braga.
Sendo assim, cuide de sua vitrine, busque conhecimentos e se destaque de forma relevante, sobretudo humanizada. É dessa forma que as pessoas precisam se lembrar de você.