Universidades Corporativas: impulsionando o engajamento de times nas empresas
Empresas que investem em universidades corporativas têm experimentado um aumento significativo no engajamento de seus colaboradores. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, empresas que implementam programas de aprendizagem contínua têm um aumento de 37% na produtividade e 50% de redução no turnover.
As universidades corporativas têm sido cada vez mais utilizadas como ferramentas para aprimorar o desenvolvimento de colaboradores e equipes, promover a cultura organizacional e alavancar a performance dos negócios. Por meio de programas de treinamento e desenvolvimento, as empresas podem capacitar seus colaboradores e desenvolver habilidades específicas para cada área.
O RH das empresas pode promover o engajamento de times por meio das universidades corporativas de diversas formas. É importante que o treinamento seja personalizado e focado nas necessidades da empresa e do colaborador. As universidades corporativas devem ser vistas como uma oportunidade para o colaborador desenvolver-se profissionalmente, aumentando sua motivação e comprometimento com a empresa.
Outra forma de promover o engajamento é incentivando a participação dos colaboradores nos programas de treinamento e desenvolvimento. Isso pode ser feito por meio de campanhas internas, reconhecimento e incentivos para aqueles que se destacarem nos programas.
Nos Estados Unidos, empresas como a Apple e a Google possuem suas próprias universidades corporativas. A Apple University, por exemplo, oferece cursos que vão desde liderança e gestão de projetos até design e tecnologia. Já a Google possui o Google University, que oferece treinamentos voltados para habilidades específicas de tecnologia.
Em suma, as universidades corporativas são uma ferramenta poderosa para promover o engajamento de times e aprimorar a performance dos negócios. Para que essa estratégia seja efetiva, é importante que o RH das empresas esteja engajado em desenvolver programas personalizados e que incentivem a participação dos colaboradores.
Referências:
- Harvard Business Review. The 3 Things Employees Really Want: Career, Community, Cause. https://hbr.org/2017/11/the-3-things-employees-really-want-career-community-cause
- Forbes. Corporate Universities: The Culture of Continuous Learning. https://www.forbes.com/sites/danschawbel/2012/07/12/corporate-universities-the-culture-of-continuous-learning/?sh=17a2324239c7