Soluções para RH

Como as empresas estão se adaptando ao onboarding virtual durante a quarentena?

Empresas com base tecnológica contam suas iniciativas para facilitar o "boas-vindas" e overview de processos a novos funcionários


Com o isolamento social, muitas empresas mudaram suas rotinas de trabalho, seus processos e até às contratações. Como a base das startups é a tecnologia, muitas empresas do setor já usavam ferramentas digitais que auxiliavam na parte de seleção, como videoconferências, entrevistas gravadas e aplicação de ferramentas de Assessment online.

Uma das empresas que facilitam este tipo de processo é a Pipefy, software de gestão de produtividade e processos que possui em seu sistema de onboarding que auxilia na adaptação de novos funcionários. Pela ferramenta e suas funcionalidades como a Pré-chegada, que registra as informações com detalhes e demandas iniciais, o onboarding corre totalmente digitalizado. “Também é possível delegar, de forma organizada, as atividades do primeiro dia, primeira semana e até mesmo o primeiro mês, mantendo assim um fluxo organizacional”, comenta Alessio Alionço, CEO e fundador da startup.

Inclusive, a Pipefy contratou 15 novas pessoas desde que a quarentena começou no meio de março e estabeleceu o sistema home office fica até o final do ano para os mais de 250 funcionários em Curitiba, São Paulo e São Francisco (EUA).

Já na Magnetis, primeira gestora de investimentos digital do país, todo ambiente digital é adaptado para o trabalho remoto, já que a empresa tem em seu DNA esse modelo. “A cultura do trabalho remoto faz parte do DNA da Magnetis desde o primeiro dia. Já tínhamos perto de 30% do time trabalhando integralmente remoto, distribuídos em seis estados do Brasil. Neste momento decidimos adotar como medida preventiva o trabalho remoto para todos os funcionários. Inclusive nosso processo de onboarding, que já era online em alguns casos, será 100% desta forma. Estamos enfrentando um novo cenário e temos que nos adaptar a ele” explica a líder de Recursos Humanos Thamy Souza.


A Magnetis já contratou 10 pessoas desde o início da pandemia que passaram pelo onboarding virtual.

No caso da BRQ Digital Solutions, uma das maiores empresas de tecnologia do país, que possui atualmente mais de 2 mil funcionários, o onboarding remoto também já era algo feito com mais frequência por conta da quantidade de colaboradores “Aqui na BRQ sempre trabalhamos com ferramentas de webconference como Zoom e Jobecam (startup de video recrutamento investida pela unidade de negócios do Centro de Inovação BRQ) e, anteriormente, já fizemos a recepção à distância dos funcionários, no caso de quem está em outros países e Estados onde não temos sede. Porém, agora a iniciativa se tornou a única para driblarmos o processo de seleção e contratação dos novos talentos”, comenta Carolina Piombo, gerente de RH da empresa.

De Março a Abril de 2020 a empresa teve uma média de 150 pessoas contratadas por mês.

 

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo