Sócio e Head de Operações da agência, Marcos Vinicius Costa, explica como essa estratégia deve ser desenvolvida para trazer melhores resultados
No marketing digital existem diversas estratégias que ajudam a posicionar melhor os conteúdos em buscadores e redes sociais. Uma delas é o uso de palavras-chave: elas fornecem ao usuário o resultado referente ao que foi buscado e, na prática, quem consegue fazer isso com mais eficiência sai na frente quando o assunto é posicionamento, seja orgânico ou pago.
Marcos Vinicius Costa, Sócio e Head de Operação da Rocky.Monks, uma das maiores agências full digital da América Latina, explica que a função primordial dos sites de busca é conseguir fornecer o resultado para o usuário a partir dos termos utilizados: “As plataformas de buscadores têm cada vez mais focado na experiência do usuário, ou seja, oferecer um resultado de busca condizente com o que foi buscado, carregamento de página mobile rápido e eficiente e que permita que o usuário continue navegando em uma página que tenha relação com o que havia sido procurado”.
Quer saber mais sobre como usar palavras-chave para impulsionar os resultados digitais da sua empresa? O especialista Marcos Vinicius Costa tira algumas das dúvidas mais comuns sobre essa estratégia:
1) Como escolher as melhores palavras-chave para o meu negócio?
Quando nunca se utilizou essa estratégia, pode parecer difícil identificar os principais termos em que se quer apostar no ambiente digital. Para definir bem as palavras-chave, é importante lembrar que os buscadores levam em consideração o resultado da busca e a experiência do usuário. “Utilizar ou até mesmo comprar palavras-chave que não estão relacionadas ao produto ou serviço oferecido pela marca não faz sentido algum. Sendo assim, evite termos que direcionam o usuário a empresas concorrentes ou que não façam sentido com o negócio. Dessa forma você garante que os resultados da busca sejam condizentes com o que foi pesquisado e, consequentemente, oferece uma experiência de qualidade para o usuário”, explica.
2) Como essa estratégia impacta a minha marca?
As palavras-chaves são importantes tanto para mídia paga quanto para o posicionamento orgânico de um negócio. “Estar presente nos resultados de busca, espaço em que o usuário está ativamente dizendo o que ele está buscando, é primordial para que a empresa consiga ter uma aquisição eficiente”, diz Marcos Vinícius. Isso vale para empresas que atuam no varejo, B2B, O2O e em outros segmentos.
3) De que maneira posso começar a definir os termos de busca?
“Além de passar a ter um levantamento dentro da própria empresa sobre quais termos os colaboradores utilizariam para buscar pelo serviço ou produto da marca, é essencial que seja feito também um estudo utilizando algumas ferramentas, como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads e do Microsoft Advertising. Há também o Google Trends e ferramentas que auxiliam para o orgânico, como o SemRush.” Marcos destaca que existem diversos recursos digitais que permitem a realização de estudos para auxiliar em um primeiro entendimento sobre quais são as principais palavras-chave para a marca e quais são um bom investimento no caso de mídias pagas. Segundo ele, a tomada de decisão deve ser feita em conjunto com especialistas para garantir que o objetivo do negócio esteja sendo contemplado pela estratégia digital.
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4) Qual é a diferença entre mídia orgânica e mídia paga?
Quando se fala de palavras-chave, Marcos ressalta que é preciso entender que elas funcionam por esses dois vieses. As palavras-chave adquiridas via compra de mídia resultam em anúncios para o usuário, ou seja, aparecem nos buscadores com a identificação de que são anúncios; já as palavras-chave ranqueadas por meio de posicionamento orgânico resultam em resultados “comuns”, em geral, posicionados logo abaixo dos anúncios. Ambos podem ser utilizados de maneira estratégica pelo seu negócio, a depender dos resultados desejados.
5) O que acontece se os resultados da busca não levarem os usuários ao resultado esperado?
Tanto no caso de mídia orgânica quanto de mídia paga, as plataformas de busca podem penalizar, diminuir a relevância e até mesmo encarecer o leilão sobre aquele termo para o anunciante que utilize de tal estratégia., “Em outras palavras, no pago, você irá pagar muito mais para aparecer para um termo que não faz sentido para o seu negócio e ainda trazer um tráfego desqualificado — lembre-se que o termo utilizado na pesquisa feita está relacionado com sua palavra-chave e com sua página de destino — e, no orgânico, você perderá no índice de indexação, ranqueamento de páginas e autoridade para aquelas palavras em questão”, conclui.