Companhias desenvolvem estratégias visando criatividade, ambição e energia de jovens profissionais
Por Carol Dias, Diretora de People & Performance da Kraft Heinz Brasil e Colunista no Mundo RH
Para empresas em constante evolução é crucial atrair e reter novos talentos. E muitas são as estratégias utilizadas para encantar os mais jovens, que chegam nas companhias com entusiasmo capaz de gerar transformações positivas e genuínas nas culturas organizacionais.
Sabemos que as novas gerações esperam das empresas diversidade e inclusão, flexibilidade, feedback claros e reconhecimento, além de sinergia com seus valores e propósitos pessoais, entre outros fatores. Portanto, fortalecer esses pilares é o mínimo necessário para atrair jovens talentos.
Na prática, é preciso fomentar um ambiente de trabalho inclusivo, com oportunidades constantes de aprendizado e de desenvolvimento pessoal. Oferecer flexibilidade é primordial, já que as novas gerações esperam que as companhias reconheçam e incentivem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É imprescindível também que as empresas tenham posicionamentos e metas claras de ESG, voltadas às boas práticas sociais, ambientais e corporativas.
Ao olhar para o mercado, percebo que uma das formas mais eficazes para atrair jovens talentos é abrindo processos seletivos específicos para estagiários e trainees. Na Kraft Heinz Brasil isso vem dando muito certo, pois encontramos graduandos e recém-graduados com potencial de desenvolvimento profissional, espírito e atitude de dono e sinergia com nossos valores.
Não é segredo que a qualidade do processo seletivo gera um impacto significativo nos negócios de qualquer empresa. Afinal, a força de trabalho é um dos ativos mais valiosos de uma organização. E, historicamente, temos uma boa taxa de retenção da Kraft Heinz Brasil: dos estagiários que entraram no último ano, 57% seguem na companhia.
Não à toa, temos altas expectativas com o nosso Programa de Estágio 2024, que está com inscrições abertas até 12/11/2023 (link para inscrições: https://99jobs.com/kraft-heinz/jobs/338004). Abrimos vagas para universitários que se formam entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, considerando todos os cursos de bacharelado, para atuação em áreas como finanças, pessoas, operações e compras, entre outras.
Ao olhar criteriosamente para o potencial de desenvolvimento dos candidatos, as empresas têm referências para contratar as pessoas certas para tornar suas equipes mais eficientes e produtivas. Isso sem contar a redução da rotatividade, que por sua vez implica no uso de recursos valiosos, como tempo e força de trabalho – que poderiam ser destinados a outras ações.
Com esses talentos na empresa, o próximo passo é identificar e desenvolver os profissionais que poderão assumir cargos de liderança no futuro. Paralelamente, é possível prever um aumento na produtividade no médio prazo, já que colaboradores com mais tempo de empresa têm uma compreensão mais profunda dos processos e da cultura organizacional. Os dois lados ganham nesse “jogo” de retenção de talentos em início de carreira – tanto os jovens profissionais, quanto às empresas.