Com a passagem do pico da pandemia de COVID-19 e empresas saindo do modo sobrevivência, muitos estão olhando com esperança para o futuro, e avaliando seus planos de crescimento para analisar o que pode ser feito.
Ainda que qualquer estratégia tenha que levar o cenário econômico em conta, as empresas precisam prestar atenção para fazer o básico corretamente. Mesmo que alguns países tenham temporariamente aliviado seus requerimentos para que as empresas possam responder à COVID-19, estar em compliance é um elemento fundamental em qualquer plano.
Empresas investindo tempo e esforços nesta área têm uma chance maior de se recuperar e crescer. Projetos governamentais permitiram que uma variedade de indústrias atrasasse o compliance e o envio de relatórios. Mas eles não podem ser adiados para sempre. À medida em que as prioridades se realinham, o compliance precisa ser incluído nas estratégias de alto nível.
Não há um projeto único para construir uma estrutura de compliance. Ele se inicia a partir da visão da empresa em relação ao que é necessário em termos de sistemas e estruturas para a operação de novos negócios e como estes se encaixam com o que é feito globalmente. Processos existentes podem ser a base. No entanto, pensar que eles podem ser estendidos e replicados completamente em novos territórios é um erro comum.
Não estar em compliance com leis locais – fiscais, trabalhistas ou de privacidade, por exemplo – pode fazer com que planos de recuperação mal saiam do papel.
Além disso, é necessário haver um monitoramento constante das mudanças nos requerimentos de cada jurisdição. Isto é exemplificado pela rápida evolução de regulações de privacidade, que estão sendo lançadas em ritmos variados em diferentes localidades. Mudanças podem afetar as práticas de trabalho, normas culturais e capacitações em cada escritório da empresa.
Clareza comercial é essencial
Ainda que a crise de COVID-19 tenha colocado muitos planos de expansão na gaveta, os novos empreendimentos não estão sendo abandonados, apenas adiados.
Quando eles ressurgirem, ter a estrutura legal correta será fundamental, permitindo que empresas se registrem, empreguem pessoas, abram contas bancárias, obtenham identificações fiscais e estejam prontas para outras funções centrais.
À medida em que uma empresa cresce, é preciso focar em espelhar as estruturas existentes da matriz. Há um conceito comercial errado de que você pode enviar qualquer pessoa para um novo território e expandir seus negócios, mas este não é o caso. Você precisa de pessoas com talentos, redes e conhecimento específicos.
O que as autoridades querem
Consultores locais são fundamentais para ajudar o time de crescimento a lidar com as complexidades, especialmente no ambiente pós COVID-19, reconciliando-as com o que a empresa quer fazer.
Ainda que haja variações nos requerimentos de acordo com o país, os propósitos gerais das leis são bastante similares. Empresas focam algumas vezes nas muitas diferenças, enquanto deveriam estar olhando para os princípios gerais em comum que tornarão mais fácil estabelecer uma cultura de compliance mais ampla.
Entender o cenário geral – e os itens específicos estabelecidos nas jurisdições – ajudará empresas a lidar melhor com os requerimentos de compliance. E isto é cada vez mais importante à medida em que as empresas buscam se expandir internacionalmente no mundo pós-coronavírus. Há pouco espaço para correr riscos ou cometer erros.
Uma abordagem completa e vigilante em relação ao compliance deve ajudar a manter os planos em andamento sem maiores problemas não inicialmente, mas a longo prazo.
Por Leila Szwarc, Head Global de Compliance e Serviços Regulatórios Estratégicos na TMF Group