Grandes empresas passaram a gerenciar diretamente a saúde dos seus funcionários e respectivos dependentes
Por Paulo Ruiz, Executivo de Negócios da InterPlayers
A saúde dos funcionários é o ativo mais valioso de qualquer empresa. A maioria das organizações reconhece a importância de adotar práticas efetivas, mas nem todas sabem como fazer. Afinal, no mundo corporativo, o investimento na área não envolve apenas a oferta de um plano de saúde, mas também a adesão de estratégias e cuidados para auxiliar e estimular o autocuidado, buscando prevenir o surgimento ou agravamento de doenças.
Nesse contexto, os programas de benefícios de medicamentos figuram como peças-chaves para atrair, reter e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Aliados ao avanço da tecnologia, são ainda o caminho do sucesso para implementar ações mais assertivas no que diz respeito à prevenção e à promoção da saúde, reduzindo custos e ajudando a controlar a despesa das companhias para essa finalidade.
Isso porque, hoje, já existe no mercado uma plataforma com inteligência analítica que, além de oferecer os melhores descontos na aquisição de medicamentos para colaboradores, fornece também dados para conhecer o perfil de saúde e risco da empresa. Ou seja, torna-se um apoio de peso ao RH para ultrapassar o desafio da gestão de saúde corporativa. Assim, em médio e longo prazo, é possível reduzir o índice de absenteísmo; melhorar o clima organizacional; e aumentar o nível de produtividade.
Diante desse cenário, grandes empresas passaram a gerenciar diretamente a saúde dos seus funcionários e respectivos dependentes. A maioria investe em atenção primária, tem ambulatórios próprios, faz gestão de dados da saúde dos colaboradores, cria convênios médicos com uma rede credenciada modelada conforme as necessidades de seus empregados, entre outras medidas.
Mil e uma vantagens que completam o ciclo da saúde
Com o que há de mais inovador na área, é possível assegurar a facilidade de acesso aos medicamentos com as melhores oportunidades e serviços; munir as empresas de informações; conhecer o perfil de risco para implantação de ações preventivas; estimular a adesão à conduta médica, ao autocuidado e ao bem-estar; apoiar na redução dos custos em saúde; gerar valor para atrair, engajar e manter talentos; otimizar recursos e apoiar na melhora clínica das pessoas, entre outras vantagens.
Suporte às empresas e aos beneficiários
Ao contar com a solução certa, os departamentos de RH e as empresas descobrem que administrar a saúde populacional não precisa mais ser uma tarefa problemática. A tecnologia favorece ainda a criação de campanhas personalizadas; promove comunicação direta com o usuário; pode ser embarcada no app da própria organização; permite compra on-line com parceiros, agregando diferencial de preço e comodidade aos colaboradores. Enfim, garante as melhores experiências e a autonomia aos beneficiários.
Frente aos novos tempos, implementar uma jornada de saúde eficiente nas empresas é tão necessário quanto urgente. Sem benefícios que consigam realmente favorecer todo o contexto e a falta de apuração e análise de dados, os investimentos na área certamente serão pouco aproveitados. Considerar necessidades específicas é crucial e isso se dá com gestão estratégica, programas de destaque e muita inovação envolvida.