Gestão

Como convencer a direção da empresa a investir no setor de RH?

Muitos profissionais encontram dificuldades para argumentar pela valorização do setor e torna-se necessário traçar estratégias eficientes para convencer a direção da empresa a valorizar e investir em Recursos Humanos

No atual cenário, ninguém duvida que o setor de RH é um dos pilares de sustentação de qualquer grupo empresarial. Na prática, porém, ainda é comum que a área de recursos humanos seja negligenciada e até preterida quando se trata do deslocamento de fundos para investimento.

Isso acontece porque o departamento de RH ainda é visto por muitos gestores como algo meramente operacional, deixando de lado sua importância estratégica. Por essa razão, muitos profissionais encontram dificuldades para argumentar pela valorização do setor e torna-se necessário traçar estratégias eficientes para convencer a direção da empresa a valorizar e investir em Recursos Humanos.

  1. Inclua métricas e indicadores para embasar a argumentação

Coloque-se no lugar do gestor. Ao ser responsável pela administração de recursos em diversas áreas, você aceitaria aumentar um investimento caso não tivesse total certeza de algum retorno? Provavelmente não. Você precisaria de dados e informações que comprovassem os benefícios dele.

Com isso em mente, utilize métricas e indicadores de RH para apresentar à diretoria da empresa uma pequena amostra do potencial que o departamento pode alcançar. Esses dados devem conter informações pertinentes e que ajudem os gestores a ter uma visão mais ampla do funcionamento da empresa.

Taxas de absenteísmo e turnover são indicadores mais comuns na área de RH e também os mais importantes. Sabemos o grande impacto que cada ausência pode ter no funcionamento da empresa. Por meio desse levantamento, é possível identificar padrões de doença, períodos mais propensos a ausências e os funcionários que têm maior índice de falta. Se o índice de rotatividade estiver alto, a vitalidade da empresa pode estar em risco. Essa taxa representa perdas no conhecimento das operações, no relacionamento com clientes e na eficiência em geral. Encontrar novos profissionais pode ser trabalhoso e caro.

  1. Centralize informações e garanta confiabilidade em relação à elas

Sabemos que uma informação incorreta pode representar muitos danos para um empreendimento. Assim sendo, ter total confiança na origem de um dado evita muitas dores de cabeça para os gestores. Um exemplo é a implementação de softwares de RH, que têm como objetivo automatizar processos e liquidar o risco de erro humano. Como consequência, o tempo economizado pode ser utilizado para ações estratégicas no setor.

Além disso, precisar de uma informação e não saber onde encontrá-la pode transformar o dia de trabalho em um pesadelo. O investimento em técnicas e ferramentas específicas para Recursos Humanos permite a centralização da informação, garantindo que tudo que for necessário poderá ser encontrado no mesmo lugar.

  1. Use exemplos de sucesso

Quando o assunto é como convencer a direção da empresa a investir no setor de RH, nada melhor do que mostrar exemplos práticos. Há muito, gigantes do mercado identificaram que a melhor maneira de otimizar o desempenho de seus colaboradores é cuidar da sua satisfação. Nesse sentido, não faltam exemplos de grandes empresas com investimentos significativos em RH.

Uma dica para identificar esses exemplos é o famoso ranking GTPW — Great Places to Work, que indica as empresas mais atraentes para profissionais. Na lista, você encontrará verdadeiros exemplos de boas gestões de recursos humanos.

Estude cada caso, entenda os benefícios e as dificuldades e utilize as informações para trazer credibilidade e provar a validade de seus argumentos.

O investimento no setor de Recursos Humanos mostra-se cada vez mais crucial para o crescimento e o sucesso de qualquer organização. Ainda assim, pensamentos ultrapassados podem levar os gestores a não enxergar a real importância do departamento.

Guilherme Dias é CMO e cofundador da Gupy, startup de recrutamento de seleção com base em inteligência artificial.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo