Carreira

Como definir metas e conquistar sonhos?

Estabelecer metas nos permite ter uma visão de longo-prazo e nos empodera no dia a dia com motivação

O ano novo está chegando e muitas pessoas aproveitam desse tempo de renovação para organizar suas metas e definir quais objetivos serão perseguidos no ano que está por vir. Você pode estar se perguntando por que precisa definir suas metas. E a resposta é simples: para saber onde quer chegar, senão onde for que seu barco atracar será aceitável. O fator mais importante de se definir uma meta é ter a capacidade de sonhar e de tonar o seu objetivo visível.

Como definir metas e conquistar sonhos?

Quando traçamos um planejamento, esse é apenas uma das formas de alcançarmos a nossa meta. Assim como o GPS atualiza melhores caminhos durante a rota, para a sua trajetória não será diferente. Todos os executivos com quem trabalho se empoderaram com seus resultados quando elaboraram o seu planejamento anual. Assim nós conseguimos enxergar tudo que somos capazes de construir. Essa projeção nos faz incorporar um mindset de que é possível e iniciamos, cada um ao seu ritmo, um processo interno de mudança.

Por isso é importante não se limitar no momento de definir a sua meta. Seja ousado! O nadador, campeão olímpico, Michael Phelps afirma que “você não pode colocar um limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega.” Para evitar de ter um objetivo magro demais, pergunte-se, “e se eu alcançasse o dobro, na metade do tempo?”.

Quando falamos de metas para o ano que vai entrar, podemos mapear nossos objetivos em 4 categorias: Pessoal, Profissional, Financeiro e Saúde. Dentro do pessoal, incluo relacionamento e espiritualidade. Cada campo deve ter no mínimo 3 objetivos. Uma dica que gosto de usar é pensar em que qualidade eu tenho ou o que eu já realizei de parecido na minha vida que possa me ajudar a alcançar essa nova meta. Nossas forças impulsionam nossos resultados.

Como definir metas e conquistar sonhos?

Em um segundo passo, especifique cada objetivo. Descreva-o de forma que se o entregasse para uma criança de 10 anos, ela pudesse entender exatamente do que se trata. O importante é definir as ações prioritárias para essa meta se realizar. Por exemplo, se quiser mudar de emprego, é necessário rever o seu currículo, atualizar o seu LinkedIn, procurar semanalmente vagas na Internet, se preparar para as entrevistas e fazer Networking ativo.

Para facilitar a sua visualização, coloque tudo em um cronograma macro. Pesquisas indicam que a organização melhora sua produtividade, aumenta seu comprometimento e, portanto, ajudam a diminuir o estresse.

Para finalizar e saber se está avançando na direção certa, a meta deve ser avaliada através de um critério de mensuração. Nesse caso, é importante estabelecer um indicador de performance, já que “quando a performance é medida, a performance melhora. Quando a performance é medida e reportada, a taxa de sucesso acelera”, como já dizia o escritor e líder Thomas S. Monson.

Portanto, se você quer ter sucesso em sua vida e tornar seus sonhos realidade, defina suas metas, escreva-as de forma específica, organize cada etapa em um cronograma e meça sua evolução periodicamente. Estabelecer metas nos permite ter uma visão de longo-prazo e nos empodera no dia a dia com motivação.

Por Luciana Carreteiro – coach executiva especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar