Empresas e funcionários já estão respondendo ao surto de coronavírus que continua a se espalhar pelo mundo. Na plataforma Glassdoor, isso tem se refletido no surgimento de vagas específicas ligadas à doença e em publicações de funcionários de diferentes países comentando sobre como suas empresas estão lidando com a situação.
Mais vagas respondendo ao surto
Dezenas de ofertas de emprego para profissionais de saúde, cientistas e especialistas em dados para tratar de questões envolvendo o surto já estão surgindo na plataforma. Além dos profissionais de saúde, empresas também estão contratando especialistas em comunicação e consultores para abordar esse assunto com o público e outras partes interessadas.
Exemplos de vagas publicadas no Glassdoor:
- [Microbiologista – Austin, TX] “Atualmente, estou recrutando um microbiologista para ajudar nos testes de coronavírus.”
- [Especialistas de comunicação em saúde (vários níveis) – Suporte do Controle e Prevenção de Doenças – Coronavírus – Atlanta, GA] “… oportunidades para vários especialistas de comunicação em saúde em Atlanta, GA, para apoiar nosso cliente nos Centros de Controle e Prevenção de Doenças como parte da resposta ao coronavírus (COVID-19) “
- [Enfermeira para Rastreio de Coronavírus – Fairfield, CA] “… precisamos de enfermeiras para Suporte de Emergência em Saúde Pública em resposta ao COVID-19 nos aeroportos e área de quarentena na base militar do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.”
- [Especialista em dados de coronavírus – remoto] “(…) o especialista será responsável pela curadoria, limpeza, compartilhamento e mapeamento de dados nos países afetados pelo surto de COVID-19”
- [Quality Assurance / Lab Technician – Atlanta, GA] “Fornecer suporte de controle de qualidade para investigações especiais e surtos, incluindo, entre outros, a nova resposta de emergência para Coronavírus (nCoV) de 2019…”
- [Gerente Sênior de Programa Técnico Operações de Emergência em Saúde Pública – Washington, DC] “O consultor apoiará o desenvolvimento do plano de trabalho e a implementação de atividades para apoiar redes de ONGs de assistência médica na África Oriental, a fim de se preparar para surtos de doenças infecciosas e responder ao novo coronavírus 2019”.
- [Pesquisador Líder – COVID 19 – Estados Unidos] “O Pesquisador Líder irá gerenciar a implementação de uma Avaliação de Ecossistemas da Informação com foco nas mídias sociais no idioma tailandês e outras fontes on-line de informações sobre o COVID-19, trabalhando com uma equipe de pesquisadores de campo e tradutores.”
Como os funcionários estão reagindo?
As avaliações postadas pelos profissionais no Glassdoor mencionando o surto relatam uma série de desafios que incluem a interrupção das operações de negócios, entrevistas canceladas e falta de políticas para trabalho remoto. Notavelmente, algumas avaliações citam sérias conseqüências econômicas, incluindo piores perspectivas de negócios ou cortes nos salários.
Veja a seguir trechos de avaliações postadas, traduzidas do inglês:
- “Diminuição de viagens com coronavírus etc. acrescenta mais desafios”.
- “Ela me disse que, devido ao surto de coronavírus, meu emprego só poderia começar em março”.
- “Indústria e negócios vulneráveis - foram atingidos pelo coronavírus em 2020 e imediatamente começaram a diminuir a equipe e a cortar salários em uma quantidade significativa”.
- “Foram necessárias três semanas após o coronavírus para que os funcionários pudessem trabalhar em casa, porque a empresa é tão barata que nem sequer fornece laptops para as pessoas em situações de emergência”.
- “Foi-me dito [pela] equipe que a entrevista foi cancelada devido ao surto de coronavírus, o que posso entender totalmente”.
- “Coronavírus está causando medo de viajar [a trabalho].”
- “… depende de fabricantes internacionais e todos sentimos o aperto quando ocorrem problemas de produção. Com o Coronavírus e o Brexit, isso pode se tornar ainda mais problemático – mas é algo que sem dúvida é sentido pela maioria das empresas no Reino Unido no momento.”
- “Surto recente de coronavírus e nenhuma política de trabalho em casa ou flexibilidade. Colocando todos em risco, especialmente aqueles com crianças e idosos para cuidar”.
Por outro lado, vários funcionários elogiaram a resposta de suas empresas à crise. Alguns temas comuns nessas respostas foram comunicação transparente e tomadas de medidas efetivas para proteger a saúde das pessoas. Veja trechos abaixo, também traduzidos do inglês:
- “Impressionado com a maneira como nossa empresa está lidando com a situação de surto de coronavírus. Eles são muito eficientes na tomada de todas as medidas necessárias para garantir a máxima segurança e precaução. Nós recebemos máscaras cirúrgicas, spray Dettol, luvas de vinil, lenços e a temperatura é medida 2 vezes ao dia. O RH também está acompanhando de perto aqueles que viajaram para qualquer lugar (não apenas para a China) durante esse período, assim como qualquer equipe que tenha entrado em contato próximo com alguém da China. Nosso médico conversou conosco para garantir que nossa empresa fará o melhor possível e tomará as medidas necessárias para manter os funcionários seguros. Sinto-me muito tranquilo de que a situação é levada tão a sério e está bem sob controle no lugar em que passo mais tempo do que em qualquer outro. “
- “Recentemente, fiquei preocupado com meu salário e estabilidade no emprego com o surgimento do coronavírus na China, mas a escola agiu rapidamente e forneceu um cronograma online razoável, permitindo que eu continuasse a ensinar inglês através do meu computador. Todo o equipamento foi fornecido a mim e eles continuam a pagar meu salário total, então transformaram o que poderia ter sido uma experiência terrível para mim, em uma experiência muito positiva. ”
Além disso, os números envolvendo as perspectivas de negócios – conforme avaliadas pelos profissionais no Glassdoor – estão diminuindo para empresas e funcionários baseados nos países afetados, como China, Cingapura, Japão e Coreia do Sul. Embora o declínio até agora tenha sido modesto, esses dados são uma maneira interessante de entender quão confiantes as pessoas estão na capacidade de recuperação das empresas depois que o surto for contido.
“Estamos começando a ver evidências precoces da reação ao coronavírus no Glassdoor. Novos empregos estão sendo anunciados em agências de saúde, empresas e organizações internacionais que se preparam para responder ao surto. Além disso, os profissionais estão prestando muita atenção à resposta de seus empregadores e estão compartilhando seus pensamentos sobre o tema em suas avaliações na plataforma. Muitos relatam preocupações com interrupções em seus locais de trabalho e com as perspectivas para os negócios, enquanto outros elogiam suas empresas por uma comunicação transparente”, afirma Daniel Zhao, economista sênior do Glassdoor.
“Embora a trajetória global do surto de coronavírus seja uma grande incógnita, estaremos observando atentamente os dados do Glassdoor para obter mais evidências de como os funcionários e empresas estão reagindo”, completa.