Mundo RH

Como encontrar o funcionário ideal?

Inovação e adaptação são a chave para o sucesso

Uma das qualidades fundamentais para o sucesso de qualquer empresa é a inovação, e as empresas buscam pessoas focadas nesse contexto para promover o desenvolvimento de seus negócios. Isto deve-se ao fato da concorrência dentro do país ter aumentado consideravelmente nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o país teve um crescimento de 30% nesta área, fechando 2018 com 10 mil startups. Isso requer novas idéias de negócios e a adaptação de cada um dos funcionários às necessidades mutáveis do mundo dos negócios, exigindo que eles tenham uma mentalidade vencedora e resiliência em suas vidas diárias. Como a resiliência é um caminho para o sucesso dentro do cenário econômico atual, o qual inclui novas ferramentas e tecnologias todos os dias, essa capacidade de se adaptar, de mãos dadas com uma mentalidade vencedora, pode fazer a diferença entre um sucesso global ou um fracasso local.

A química por trás da mentalidade vencedora

A mentalidade vencedora é uma ferramenta que os indivíduos desenvolvem através da experiência, e que tem o poder de definir a direção de um negócio. Esse contexto competitivo por trás de uma mentalidade vencedora tem um endosso neurocientífico explicado no livro encontrado na loja online da Saraiva, chamado O Efeito Vencedor, publicado pelo psicólogo e neurocientista escocês Ian Robertson. Nele, o autor descreve como o sucesso altera a química do cérebro, tornando-o mais focado, inteligente, confiante e agressivo. Por causa disso, quanto mais um indivíduo ganha, mais ele continuará a ser um vencedor. A química por trás do efeito vencedor, é explicada pelo site da Betway Casino, quem relata como a testosterona dá esse aspecto competitivo para o corpo, como os neurônios se comunicam uns com os outros para medir a intensidade da reação a tomar com base na recompensa, e como a dopamina liberada no corpo após uma vitória, cria uma relação entre comportamentos e recompensas para preparar o corpo para a competição futura. Por outro lado, quando perguntado se existe um modelo de funcionário ideal, o site de busca de emprego, Catho, compartilhou as respostas de alguns líderes de recursos humanos do país, que convergem para a importância da adaptação dos funcionários às demandas de ambientes competitivos. Ou seja, eles devem ter uma mentalidade vencedora que ande de mãos dadas com os valores e o objetivo da empresa.

Como encontrar o funcionário ideal?

O segredo de uma mentalidade vencedora e sua aplicação aos recursos humanos

Grandes empreendedores bem-sucedidos, como Richard Branson, que é a mente por trás da gigante empresa Virgin, têm uma mentalidade rotineiramente vencedora focada nos resultados e nas ações inovadoras que realizam todos os dias para adaptar suas empresas às rápidas mudanças que ocorrem no mundo dos negócios. Por causa disso, eles veem oportunidades onde outros veem problemas. Esse perfil de comportamento é destacado pelo site Project Builder, quando descreve como escolher o funcionário ideal para cada empresa, a partir da identificação do perfil comportamental que a vaga demanda. O precedente significa que o funcionário ideal deve ter uma visão do mercado abrangente, tirar proveito do feedback recebido e continuar a busca constante por novos conhecimentos e habilidades que lhe sirvam como ferramentas para permanecer no lado vitorioso dos negócios. O futuro da gestão de pessoas busca ser mais eficiente a cada dia, e embora a automação dos processos de gestão seja uma tendência no setor de recursos humanos, essa ferramenta precisa manter um ambiente de motivação, equilíbrio e foco no desenvolvimento de cada um dos profissionais de uma empresa. É aí que reside a importância de entender como funciona uma mentalidade vencedora, para incluí-la em todos os aspectos de cada negócio bem-sucedido.

Como encontrar o funcionário ideal?
Richard Branson via Facebook

Em resumo: Um funcionário ideal é um indivíduo executor, planejador, analista e comunicador, que adquiriu todas essas ferramentas a partir do desenvolvimento prévio de uma mentalidade vencedora. Assim, ao entender como o efeito vencedor funciona nos níveis neurológicos, é mais fácil identificar comportamentos e tendências dentro de novos candidatos, da mesma forma que abre as portas para o desenvolvimento de funcionários que já trabalham dentro de uma empresa, e que podem contribuir ativamente para o desenvolvimento da mesma.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios