Adotar uma criança pode ser uma das experiências mais desgastantes do ponto de vista emocional e psicológico (mas, ao mesmo tempo, imensamente gratificante) de sua vida.
Uma mãe que trabalha pode ter que colocar sua carreira em espera para se relacionar e cuidar de seu novo bebê ou filho adotivo.
Diferentes empregadores terão diferentes políticas de licença para mães adotivas. Procure ler uma monografia e TCC sobre adoção, pode ser uma leitura bem esclarecedora e atual sobre o assunto.
A seguir vamos abordar algumas atitudes que as mães adotivas podem ter para garantir um equilíbrio entre suas vidas agitadas em casa e no trabalho.
1. Cuide de suas necessidades emocionais
Adotar um bebê ou criança pode ser um processo altamente estressante, portanto, certifique-se de estar preparada.
Ser mãe não é uma tarefa fácil, é uma experiência imprevisível, altamente emocional, única e muito subjetiva.
Há muitas coisas que uma nova mãe adotiva pode fazer. O mais importante é a necessidade de você estender a mão e buscar apoio.
Há grupos de apoio, fóruns e comunidades de autoajuda que apoiam famílias adotivas. Há inúmeras redes com novas mamães que também estão lidando com a ansiedade após a adoção.
Você perceberá que não está sozinha em suas lutas e que existem soluções para todos os problemas.
2. Comemore este novo capítulo
As mães adotivas frequentemente relatam que se sentem menosprezadas quando são deixadas de fora das tradições e celebrações típicas que são reservadas para mulheres grávidas e novas mães.
Não será útil para a sua saúde, ou a do seu bebê, se você permitir que pequenas coisas a incomodem.
Essas são coisas que geralmente não são concedidas à mãe adotiva porque sua família e amigos não têm certeza se a nova mãe ou futura mamãe está aberta a isso.
Se você deseja ter um chá de bebê e eventos do tipo, diga aos seus entes queridos que você quer isso.
Tudo também está perfeitamente bem se você não quiser ter esses eventos, o que mais importa é que você fique feliz e calmo e lide com o processo da melhor forma possível.
3. Foco na qualidade
Não se sinta culpada se não puder passar tanto tempo quanto gostaria com seu filho devido ao seu trabalho.
Em uma pesquisa acadêmica recente, a falta de tempo foi citada como um dos principais problemas que desafiam os pais hoje.
Faça o melhor que puder e aproveite tudo o que fizer. Uma mãe feliz e contente é muito importante para seu filho adotivo.
Evite trazer trabalho para casa. Certifique-se de que seu filho receba toda a sua atenção e não deixe que a pressão do trabalho o oprima. Uma atmosfera familiar feliz, saudável e sem estresse é essencial para o seu filho crescer e florescer.
Com planejamento adequado, determinação, coragem e apoio de amigos e familiares, você será capaz de administrar bem os primeiros anos da paternidade e do trabalho.
Tente manter uma vida pessoal e profissional separada, com esforço consistente, você será capaz de combinar os dois perfeitamente.