Consultores da Integração Escola de Negócios indicam cinco passos nesse processo
Para estabelecer planos profissionais e pessoais é fundamental que as pessoas saibam quais são e como se sustentam seus propósitos de vida, do ponto de vista de crenças e valores. De acordo com Rodrigo Aranha, consultor da Integração Escola de Negócios, é trabalho do coach dar apoio aos indivíduos nesse processo de descobertas e planejamentos.
“Em momentos de transição ou insatisfação com a carreira, seja por decisão própria ou da empresa, o apoio de um coach pode ser muito importante para a tomada de decisão a respeito dos próximos passos e na apropriação e empoderamento da própria carreira”, diz Aranha. “Na vida pessoal, o coach pode auxiliar na superação de desafios, no desenvolvimento de habilidades, no estabelecimento de relações interpessoais e na tomada de decisões”, completa.
Consultor da Integração Escolha de Negócios e parceiro de Aranha na condução do curso “Formação em Coaching”, João Luiz Pasqual ressalta, porém, que escolher alguém para dividir aflições pessoais ou profissionais é assunto sério. Dessa forma, ele recomenda que as pessoas considerem cinco etapas antes de contratar um coach:
- Defina quais são seus objetivos na contratação desse profissional – Sua intenção é buscar desenvolvimento pessoal ou profissional? Com essa resposta em mente, tente identificas seus principais objetivos na área em questão.
- Faça uma lista de possíveis coaches – Vale pedir indicação para parentes, amigos ou colegas de trabalho. No site da International Coach Federation (icfbrasil.org) há também uma lista de coaches credenciados.
- Marque uma conversa presencial com pelo menos três coaches – Considere ao menos três coaches para uma conversa pessoal. Lembre-se de que um dos aspectos chave para a escolha desse profissional diz respeito à empatia.
- Não tenha receio de fazer perguntas ao coach – Prepare-se para fazer uma verdadeira entrevista com esse profissional para entender pontos importantes, como: formação; certificações; credenciais; experiências profissionais; referências; abordagem e metodologia aplicada; se fez cursos certificados de forma independente por organizações como a International Coach Federation (ICF); e se cuida do próprio desenvolvimento por meio de mentoria ou supervisão, por exemplo. Aproveite o bate-papo para esclarecer dúvidas do contrato, no que diz respeito a escopo, responsabilidades, confidencialidade, condições de pagamento e demais cláusulas.
- Cheque as informações fornecidas – Seja nos órgãos citados ou em conversa com pessoas que trabalharam com os coaches selecionados por você e/ou representantes de empresas que foram impactadas pelos processos de coaching.