É indiscutível hoje em dia a necessidade de qualquer pessoa aprender uma segunda língua. Também é indiscutível que a língua inglesa é a escolha mais certeira, tanto para o crescimento pessoal, mas principalmente para o crescimento profissional.
Temos uma variedade grande de ofertas de cursos de inglês no Brasil hoje, mas grande parte se dedica ao ensino da língua de maneira presencial. O foco em jovens e crianças é grande, onde o aprendizado da língua ainda depende de encontros presenciais e cursos de longa duração. O ensino da língua acompanha o ritmo da escola e sua duração.
Os que não tiveram acesso ao ensino da língua como parte de sua formação principal ficaram a mercê da mesma estrutura que as escolas tradicionais oferecem, ou seja, aulas presenciais, cursos longos e investimentos altos.
Com as necessidades da vida moderna, foi necessário a adaptação dos cursos de línguas para também privilegiar um público adulto, que já está no mercado de trabalho e não possui o tempo e nem o recurso necessário para ir para uma escola de idiomas presencial. O curso online veio para suprir essa necessidade de maneira prática e acima de tudo, moderna. Vale lembrar que segundo o Instituto de Pesquisa Data Popular – British Council, 95% dos brasileiros não fala inglês, somente 3% entre aqueles que já estudaram inglês são fluentes e que 63% dos estudantes de inglês estão no nível básico.
Muito é falado sobre a efetividade dos cursos online, mas devemos pontuar que esse é um vício no nosso sistema educacional, no qual colocamos a responsabilidade do aprendizado no educador (ou método) e não no nosso papel ativo como alunos. Temos sim que assumir nosso papel ativo no processo de aprendizado e devemos nos tornar responsáveis pelo nosso próprio conhecimento, seja ele para nova língua, ou em qualquer outra habilidade que pretendamos desenvolver.
Dito isso, algumas dicas para ter sucesso na aprendizagem do inglês de maneira online.
- Você precisa ter claro seu objetivo
É preciso que você tenha clareza do porquê você quer aprender inglês. É para melhorar sua carreira, você quer fazer um curso no exterior, quer morar fora. Sem essa clareza a probabilidade de você desistir é muito grande. Estabeleça seus objetivos!
- Escolher o melhor curso para você
O universo dos cursos online é muito vasto, portanto, procure o melhor curso para você. Pesquise, fale com as pessoas que já fazem o curso, entre em contato com as escolas e tire suas dúvidas. Pense que o curso online é mais barato, mesmo assim é um investimento.
- Planejar sua rotina de estudo
Planejar sua rotina de estudo: Assuma as rédeas do seu conhecimento e planeje o seu tempo de estudo. Tenha o período certo de suas aulas, planeje suas atividades extras. A responsabilidade de aprender é 100% sua. Estudar online contribui para que o aluno se torne mais responsável e disciplinado. A flexibilidade dos cursos online permite ao aluno organizar seu período de estudos de acordo com sua rotina e de compreender a importância que ser disciplinado tem no seu processo de aprendizagem. Crianças precisam de regras e uma agenda estruturada; adultos precisam de um motivo real que estimule sua jornada.
- Como se concentrar sem as distrações do ambiente de casa?
Seu tempo de estudo é sagrado. Avise as pessoas que você não pode ser interrompido. Vá para um lugar sem música ou tv ligada. Lembre-se que está é um investimento no seu futuro e deve ser levado a sério.
- Interação social é necessária para o aprendizado de uma língua nova? Como fica isso no ambiente online?
Uma das coisas que sempre nos perguntam é sobre a interação no ambiente online, como fazer se não tem outros alunos para conversar. Nas escolas tradicionais a interação acaba sendo mais em nossa língua materna que na língua do curso. Tem intervalo, cafezinho e bate papo que sempre acontece em português e não em inglês. Essas interações acabam desfocando muito a aula e perdemos muito tempo de aprendizado. Além disso, o tempo em sala-de-aula precisa ser dividido com todos os colegas (inclusive tem mais dificuldade e precisa de muita atenção, o que tem menos dificuldade e “sabe tudo”) e o professor.
Então os 60, 75, 90 minutos de aula, acabam se traduzindo em aproximadamente 7 minutos de prática. Nos cursos online o tempo é 100% aproveitado no conteúdo e a internet é uma ferramenta fantástica para promover interação na língua inglesa como atividade extra. Ou seja, redes sociais, chats e fóruns de discussão são ótimas oportunidades de treinar seu novo idioma.
- Comodidade:
Em cursos online, a sala de aula não tem paredes. Você pode estudar em casa, a caminho do trabalho, na academia, no restaurante tomando um cafezinho. Basta que o aluno tenha um dispositivo com internet. Além disso, em situações como a que estamos vivendo hoje, onde o mundo foi obrigado a migrar para o ambiente online rápida e inesperadamente, escolas virtuais levam grande vantagem pois já nasceram no ambiente online.
- Economia:
Escolas tradicionais repassam o custo de sua estrutura, além do “material didático” para os alunos. Estas despesas são quase sempre desculpas para cobrança de valores exagerados de mensalidade e material.
Inclusive, há franquias cuja fonte de renda principal é a venda de material didático – com margens que chegam a 95% de lucro – tamanha a facilidade de justificar seu custo elevado.
Escolas online investem em tecnologia e pesquisa & desenvolvimento, que se revertem diretamente em benefício para o aluno.
Outra grande vantagem que os cursos online trazem para os RHs, é que o colaborador não fica preso a um horário ou local para poder assistir aulas.
Aprender inglês (ou outra língua) online, é possível.
Equipe GO15
https://www.youtube.com/watch?v=a-yM1e4feOc