A alopecia é uma condição que está se tornando cada vez mais comum tanto nas mulheres quanto nos homens. As principais causas podem variar entre: genética, estilo de vida pouco saudável e até mesmo causas mais difíceis de serem evitadas ou prevenidas, como doenças autoimunes. Uma destas razões é o estresse, que infelizmente se tornou parte da vida cotidiana, principalmente durante os meses de confinamento.
O que é alopecia?
A alopecia é uma condição inflamatória, não contagiosa, muito comum em ambos os sexos. Diz-se que uma pessoa tem alopecia quando está sofrendo mais queda de cabelo do que o normal. Ou seja, não é raro perder alguns fios por dia, pois estes caem para dar lugar a fios novos, geralmente perdemos de 100 a 200 fios de cabelos por dia. O problema é que há pessoas que perdem mais cabelos do que a média, o que cria uma espécie de vazios na cabeça, onde não há mais cabelos para cobri-los.
Embora existam muitos produtos que prometem evitar esta condição, isto é falso. Ainda não há nenhum medicamento que possa reduzir a zero as chances de desenvolvimento da alopecia. Entretanto, é muito importante ter em mente que não fumar, ter uma dieta balanceada, evitar drogas e praticar exercícios físicos ajudam o corpo a permanecer saudável e a diminuir a probabilidade de desenvolver uma alopecia.
Por outro lado, a orientação médica também desempenha um papel fundamental para não perder todo o cabelo. O médico encarregado de tratar a alopecia é o dermatologista, pois possui conhecimento para diagnosticar e tratar este problema. É importante que, ao notar um início de queda de cabelo mais acentuado, o paciente deve procurar um dermatologista para que ele possa realizar os testes apropriados e diagnosticá-lo com segurança e rapidez.
Sintomas da alopecia
Recomenda-se ficar atento a estes sinais, pois estão altamente correlacionados com a alopecia:
- Desequilíbrios hormonais.
- Gravidez.
- Má nutrição.
- Estilo de vida pouco saudável.
- Uso constante de drogas ou álcool.
- Problemas da glândula tireoide.
- Uso de qualquer medicamento constante.
- Dietas extremas.
- Pílulas anticoncepcionais.
Qual é a relação entre o estresse e a alopecia?
Muitos médicos afirmam que existe uma ligação entre as emoções e o desenvolvimento da alopecia. Isto é especialmente verdade para pessoas que vivem com ansiedade ou estão sujeitas a altos níveis de estresse por um longo período. Existem dois tipos de alopecia que podem ser causados por qualquer uma destas condições citadas, que são:
Trichotillomania: Você já notou que algumas pessoas começam a arrancar os cabelos? Isto é chamado trichotillomania e pode ser causado pelo estresse, ansiedade ou até mesmo medo. Normalmente, esta condição é tratada por um psicólogo e também por um dermatologista, para que o cabelo possa ser restaurado. Não deve ser apenas o couro cabeludo que sofre desta desordem, mas também as sobrancelhas.
Alopecia areata: Por outro lado, a alopecia areata é uma doença que ataca diretamente os folículos capilares. Normalmente, as pessoas com esta condição não perdem todo o cabelo. Entretanto, a principal característica é que o cabelo cai em tufos, o que gera grande incerteza e medo aos pacientes sobre a possibilidade do cabelo crescer novamente. A doença não destrói os folículos pilosos mas, devido ao processo inflamatório instalado, eles ficam inativos.
Para tratar esta condição, não é aconselhável o uso de remédios caseiros ou medicamentos que não sejam previamente recomendados por seu médico. Se você quiser iniciar um tratamento para as consequências da alopecia, é melhor consultar um dermatologista. Este profissional de saúde não só trata de problemas de pele, mas tem o conhecimento e o treinamento para diagnosticar quando uma pessoa tem alopecia e a maneira adequada de se recuperar com sucesso.
Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.
Referências:
American Academy of Dermatology Association. (2020). Hair loss types: Alopecia areata overview. AAD.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. (n.d.). Alopecia Areata – Sociedade Brasileira de Dermatologia. SBD. Retrieved August 31, 2021.
Alves, M. O. O. B.-. (2020, June). Alopecia (calvície, queda de cabelos) | Biblioteca Virtual em Saúde MS. Ministério da Saúde.