Com as mudanças exigidas pela pandemia no ambiente corporativo, muitas empresas precisaram se adaptar para auxiliar os seus colaboradores de forma mais assertiva e manter o índice de produtividade. O que acontece é que muitas delas não são inovadoras e não oferecem benefícios flexíveis, se colocando atrás no mercado e correndo o risco de gerar um turnover maior do que o esperado.
Um recente estudo da companhia britânica de serviços empresariais Aon , concluiu que apenas 3% das empresas brasileiras têm pensamentos inovadores e mais flexíveis na hora de escolher os benefícios.
Pensando nisso, selecionamos 5 benefícios corporativos inovadores que as empresas podem oferecer aos seus funcionários com o intuito de incentivar o desenvolvimento pessoal,evitar prejuízos, insatisfações indesejadas, e estarem a par da realidade e necessidade de seus funcionários durante o período de pandemia. Veja abaixo:
ELSA Speak
Conhecendo esse cenário, ELSA Speak chega ao Brasil com o intuito de permitir que qualquer pessoa saiba falar em inglês com total confiança na sua pronúncia, por meio de um aplicativo de celular. Escolhida como uma das “Ideias para Mudar o Mundo” em 2020 pela Fast Company e com mais de 14 milhões de usuários pelo planeta, a plataforma une a Inteligência Artificial e a tecnologia de reconhecimento de voz para dar feedbacks em tempo real aos alunos sobre os pontos de atenção na pronúncia e nas particularidades gerais com a língua inglesa.
ELSA também se une a empresas para qualificar os colaboradores à fluência no idioma, reduzindo os custos de treinamento em 80%, sendo incluída como um dos benefícios empresariais, e apoiando gestores a qualificarem os seus funcionários para o mercado global. Consequência disso é um vasto portfólio de clientes e parceiros globais, como Mercedes Benz, Citibank, HSBC e Bosch, por exemplo.
“A plataforma é a única no mercado que pode ser considerada como um coach para melhorar a fala do idioma. Com o método usado pela instituição, 27 horas de estudos equivalem a um curso de inglês avançado nos EUA. A possibilidade do aluno acompanhar o seu progresso de maneira flexível resulta em 90% dos usuários que potencializaram as suas capacidades com a língua em 3 meses de uso do app, durante apenas 10 minutos por dia” explica Vu Van, doutora em educação pela universidade de Stanford e pelo cientista Xavier Aguera, ambos fundadores da Elsa Speak, em 2015.
Smartick
A Smartick é um método de aprendizagem de matemática para crianças de 4 a 14 anos que pode ser oferecido aos colaboradores que têm filhos nessa faixa etária. Ele une a inteligência artificial e a equipe de especialistas na educação, para criar sessões personalizadas que são adaptadas às habilidades matemáticas e ritmo de aprendizagem de cada aluno.
O programa gera exercícios em tempo real, fornecendo feedbacks instantâneos, correções e tutoriais interativos. Além disso, por meio de sua adaptabilidade, torna-se inclusiva e eficiente para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, Asperger, dislexia, autismo e superdotação. Vale ressaltar que o método não oferece exercícios pré-estabelecidos para os alunos, pois conta com profissionais que projetam e estruturam as atividades com abordagem científica.
A Smartick está presente em mais de 185 países e com forte atuação nos Estados Unidos, México, Peru, Colômbia, Chile, Espanha, Reino Unido e África do Sul. Por meio do método, 93% dos alunos ao redor do mundo melhoraram a capacidade de calcular e resolver problemas, reforçando, inclusive, a compreensão de leitura.
Xerpay
O Xerpay é um plano de saúde financeira que oferece benefícios ao colaborador como o salário sob demanda, que dá acesso instantâneo ao salário dos dias já trabalhados, antecipação do 13º e comissões, pagamentos de boletos com antecipação salarial, programa de orientação financeira, entre outros.
O produto tem como objetivo promover mais organização, controle e economia, oferecendo alternativas mais saudáveis, para que os colaboradores não precisem recorrer a juros de cheque especial, empréstimos ou rotativo do cartão de crédito, evitando e reduzindo a inadimplência.
Segundo um levantamento realizado por Xerpay, feito com os usuários da ferramenta, 75% deles usam o salário sob demanda para resolver um imprevisto ou evitar uma dívida, e 93% fazem isso como alternativa a produtos financeiros tradicionais e mais caros
NOMAH
A NOMAH , startup que oferece apartamentos residenciais mobiliados, confortáveis e com locação flexível a fim de ofertar soluções completas, recentemente, passou a atuar em uma nova frente de negócios, a corporativa. Como uma nova unidade de negócio dentro da NOMAH, empresas e seus colaboradores também poderão usufruir do conceito de locações flexíveis com mais praticidade e menos burocracia. A startup personaliza seus serviços, de acordo com o perfil e necessidade da empresa, aliados ao tempo de estadia – seja um dia, semanas ou meses – e a localização.
Atendendo a diferentes públicos, a nova frente de atuação da startup trabalha com reservas que podem ser feitas com precificação personalizada, em quatro frentes, a exemplo do nicho estudantil, em que alunos e o corpo docente de universidades parceiras poderão receber um tarifário com condições especiais em unidades NOMAH nas proximidades da faculdade. Para os estrangeiros que estão na capital, seja para uma viagem a negócios ou para visitar a sede da empresa em São Paulo, também há um preço exclusivo pela estadia, curta ou longa. Já para empresas que têm uma alta demanda de viagens corporativas ao longo do ano, a NOMAH possibilita um tarifário fixo, com valores mais atrativos, garantido assim, a previsibilidade de gasto à empresa. E, por fim, há a possibilidade da empresa contratar os serviços NOMAH como um benefício corporativo, para que o funcionário ou clientes possam usar a estadia como pessoa física.
Como forma de solucionar a necessidade de movimentação de funcionários, seja ela para viagens e estadias, curtas ou longas, a oferta dos pacotes são feitas de acordo com o perfil de cada empresa, com a emissão unificada de NF e comprovantes de locação.
Onze
Oferecer uma solução completa de Previdência Privada e Saúde Financeira para empresas e seus colaboradores. Esse é o objetivo da Onze , fintech que quer reinventar esses segmentos, ressignificar o hábito de poupar do brasileiro e se tornar uma grande aliada das empresas na atração e retenção dos talentos.
Segundo a pesquisa “Estresse Financeiro dos Trabalhadores Brasileiros”, realizada pela empresa com 1535 profissionais CLT, o dinheiro lidera a lista de maiores preocupações, com 71% das respostas – aparecendo à frente da saúde, com 62%. Ainda segundo o levantamento, a preocupação excessiva com o dinheiro é um dos principais fatores que levam ao estresse financeiro, um mal que prejudica a produtividade dos colaboradores, aumenta os índices de presenteísmo e absenteísmo, gera conflitos de relacionamento e inúmeros problemas de saúde
Pensando nisso, a fintech aposta em uma experiência de construção de patrimônio única e 100% digital por meio de uma previdência atrativa para empresas e colaboradores. E ainda traz uma solução completa de saúde financeira que inclui check-ups regulares e consultas com especialistas. “A missão da Onze é tornar o ato de poupar algo simples e atrativo, de forma que os brasileiros possam curtir a jornada de criação de patrimônio e serem recompensados também no curto prazo. Acreditamos que as empresas têm papel relevante nesse caminho, fornecendo melhores condições para os colaboradores pouparem de forma regular”, comenta o CEO e fundador da Onze, Antonio Rocha.