Mundo RH

Como faço para melhor gerir meu tempo?

Defina metas e objetivos, que podem ser mensais, semanais ou diários

Não importa quem você é, sua idade, classe social, gênero ou religião. Seu dia tem as mesmas 24 horas que o dia de qualquer outra pessoa. E a verdadeira questão que iremos levantar aqui não é sobre quanto tempo você tem, mas sobre como você gerencia esse tempo.

Você tem deixado as urgências e emergências controlarem seu dia, seus resultados? Vamos analisar e pensar um pouco mais…

Gestão do tempo pode ser definida como o processo de organizar e planejar a divisão do tempo entre as atividades específicas que você precisa executar durante o dia, a semana, o mês etc. O grande trunfo aqui é que, quando bem executada suas tarefas, ela permite que você trabalhe de maneira inteligente e faça mais em menos tempo, mesmo quando o prazo está apertado ou você trabalha sob pressão.

Mas, afinal, quais são as vantagens de melhor gerir o seu tempo? Além de sentir que seu dia rendeu mais, você consegue diminuir o estresse, tem mais tempo livre para fazer o que te dá prazer, fica mais produtivo e eficiente, melhora sua reputação no trabalho/família/amigos e fica com maior capacidade de realizar seus objetivos. Mas como fazer? Por onde começar?

Em primeiro lugar: defina metas e objetivos, que podem ser mensais, semanais ou diários; planeje, faça uma lista de prioridades; defina o tempo necessário para executar cada ação; aprenda a dizer não; priorize tarefas; gaste tempo com as atividades que tem levam a alcançar seu objetivo.

Faça perguntas a si próprio, como: o que acontece quando gerencio meu tempo? Como me sinto? Por que quero gerir melhor meu tempo? Quais coisas poderia fazer com mais tempo livre? O que melhoraria na minha vida?

Além disso, não esqueça de não superestimar demais o tempo necessário para realizar algumas tarefas, manter o foco e identificar prioridades. E evitar os vilões do tempo, como: desorganização, procrastinação e incapacidade de dizer não.

Diminua ao máximo as distrações; defina tempo para redes sociais, whatsapp e ligações; organize sua agenda; tire as pendências do caminho e não deixe nada para amanhã.

Pare, pense, se programe e defina para onde você quer ir. Gestão de tempo só faz sentido se você souber exatamente por que você precisa e quais os benefícios dessa gestão para sua vida. A decisão final é sua! Assuma o controle da sua vida ou deixe que as circunstâncias continuem ditando como você vive.

Lembre-se “O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.” Madre Teresa da Calcutá.

 Lara Dias é especialista em negócios e pessoas do Grupo Support

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar