Confraternização na empresa: 6 dicas para o RH
É dever do RH promover ações que melhorem a experiência dos colaboradores. Uma excelente alternativa para isso é realizar uma confraternização na empresa. Elas podem ser de diferentes formatos e estilos, devendo sempre se adaptar à cultura organizacional.
A festa da empresa deve ser pensada sempre com os mínimos detalhes, levando em consideração a decoração, buffet e possível tema. É importante pensar com criatividade, para que esse momento se destaque e de fato agrade os funcionários.
Neste conteúdo, você entenderá qual é a verdadeira importância da confraternização na empresa, assim como verá boas ideias para sair do óbvio. Continue a leitura e confira!
A importância da confraternização na empresa: entenda porque esse evento promove cultura e engajamento
A confraternização na empresa tem o intuito de gerar conexões, descontração e proporcionar momentos divertidos entre os colaboradores. É uma excelente oportunidade para melhorar o clima organizacional e manter o employer branding em alta.
De acordo com a Melhor RH, quando os funcionários estão felizes, eles produzem 31% mais. Fazer eventos corporativos dedicados ao bem-estar e lazer promovem esse sentimento, mostrando que eles também geram benefícios financeiros à empresa.
Por isso, é importante o RH implementar ao longo do ano diversos momentos de descontração, evitando com que a confraternização na empresa se resuma às festas de fim de ano. Existem diversos formatos desse tipo de evento corporativo, indo desde cerimônias até momentos temáticos.
Por exemplo, é possível uma vez por mês ter um café da manhã para celebrar os aniversariantes daquele período. Ou então, utilizar de datas comemorativas, como o carnaval, para ter um happy hour criativo.
Mas, principalmente, as festas na empresa devem ser utilizadas como uma estratégia para integrar seus colaboradores e melhorar o clima organizacional. Isso resultará em benefícios, como:
- Fortalecimento das conexões interpessoais;
- Reconhecimento dos profissionais;
- Aumento do engajamento das equipes;
- Identificação de comportamentos e características pessoais;
- Lideranças se aproximam de seus liderados;
- Fortalecimento da imagem corporativa;
- entre outros.
Seja pensando em datas ou brincadeiras para fazer na confraternização da empresa, o importante é ter um bom alinhamento com a cultura organizacional.
Defender o meio ambiente e apostar em uma decoração descartável, por exemplo, cria uma contradição em relação à proteção da natureza, por exemplo. Portanto, se atente nisso também quando for pensar nos detalhes.
Como organizar confraternização na empresa: confira 6 ideias de eventos diferentes!
Lembre-se que você está aqui para encontrar ideias de confraternização na empresa que melhorem a experiência do seu colaborador. Sendo assim, a regra principal é ter criatividade na hora de planejar!
Nos próximos tópicos separamos 6 formatos de eventos corporativos divertidos para o Recursos Humanos promover, confira!
Confraternização virtual
Na era do home office, as confraternizações virtuais são a maior tendência. Com elas, todos os colaboradores conseguem participar e aproveitar no conforto de casa.
Existem diversas ideias que podem ser colocadas em prática para deixar a festa à distância ainda mais atrativa. Veja abaixo algumas delas!
Amigo ou inimigo secreto virtual
Todo mundo conhece a brincadeira de amigo secreto. Mas há uma forma criativa de deixar ele ainda mais divertido. Nessa dinâmica, a empresa faz vouchers de diferentes valores e sorteia entre os colaboradores, para que eles escolham algum presente.
No dia da confraternização na empresa, é feito um novo sorteio para descobrir a ordem dos participantes. Então, um a um irá escolher seu presente, podendo saber qual é ele antes de abrir. A diversão está na possibilidade de “roubar” o presente do outro, ou seja, o próximo colaborador poderá escolher se pega um novo presente ou se “rouba” o de alguém.
É importante que o RH defina quantas vezes determinado presente pode ser “roubado”, para que assim a dinâmica não fique repetitiva. No fim, deve-se também assegurar que todos os prêmios sejam entregues nas casas dos colaboradores. Uma boa ideia é enviar um cartão de agradecimento junto, para promover ainda mais a humanização.
Talk show
Já pensou em entrevistar uma personalidade escolhida pelos funcionários? Pois essa é a proposta do talk show. De início, o Recursos Humanos deve fazer uma lista de possíveis pessoas para que haja uma votação. Pode ser desde pessoas famosas e queridas até profissionais da área da organização.
Na data marcada, determinado gestor fará a entrevista ao vivo com a personalidade escolhida. Os colaboradores poderão participar enviando perguntas e também por meio de chats interativos.
Para que a experiência fique ainda mais agradável, você pode garantir vouchers de delivery para seus funcionários. Assim eles podem comer e beber enquanto assistem o talk show.
Festa na caixa surpresa
Essa é uma ideia criativa para deixar o convencional happy hour da empresa ainda mais surpreendente. Funciona da seguinte maneira: o Recursos Humanos irá preparar um kit de festa, com os elementos que bem entender, e enviar para os colaboradores.
Na hora da reunião online, todos deverão abrir as caixas juntos, e assim ter um momento de surpresa coletiva.
Para deixar a ideia ainda mais misteriosa, é válido apostar em emails que antecedem a confraternização, contando uma história do porquê da caixa e da importância de abrir ela durante a reunião. Assim, cria-se um clima de curiosidade e motiva o cumprimento da dinâmica.
Festa com atrações
Comes e bebes são sempre muito bons, mas adicionar uma atração a esse momento eleva a satisfação dos colaboradores. Por isso, você que deseja melhorar a experiência da sua equipe, deve apostar em promover algo a mais à confraternização na empresa.
O primeiro passo é definir um orçamento. Em seguida, escolher o local, a decoração e a comida da festa. É importante pensar na estrutura que o espaço oferece, dependendo da quantidade de funcionários que exista, pois ele deverá comportar todos.
Enfim, a atração deve ser contratada. Algumas ideias do que fazer, são:
- Bandas de show corporativo;
- Artista conhecido pelo público-interno;
- Teatros ou musicais;
- Stand Up Comedy;
- Palestra motivacional;
- Apresentação circense.
Festa temática
As festas temáticas são um clássico e costumam agradar os colaboradores. O segredo para não errar na escolha do tema é fazer uma pesquisa organizacional para entender qual é a preferência do público interno. Decidido essa parte, basta pensar nos detalhes, como decoração, música e buffet.
Algumas ideias que são válidas de serem feitas, sejam elas à fantasia ou não, são:
- Anos 70, 80 ou 90;
- Hollywood;
- Filme ou série;
- Astros da música;
- entre outros.
Se achar relevante, o Recursos Humanos também pode selecionar uma comissão de festa para cuidar desses detalhes. Assim haverá um grande cuidado nas decisões e o foco estará totalmente na experiência do colaborador.
Festa com cerimônia de premiação
Essa é uma excelente escolha para valorizar os talentos do ano. As cerimônias de premiações são baseadas em categorias, que podem ser divididas entre departamentos ou não.
Elas também podem ser ligadas a realmente o reconhecimento do melhor profissional, ou então serem dedicadas a algo mais engraçado, como o “melhor comentarista do grupo” ou “o mais piadista”.
É importante que essa votação seja disponibilizada com antecedência, para que todos possam votar com tempo hábil. Também informe a data, local, horário e dress code da cerimônia antes, para que todos possam se organizar em suas agendas.
Uma boa dica é também pensar no “after-party”, para que o evento fique ainda mais completo e todos os colaboradores possam confraternizar de fato com seus colegas.
Responsabilidade social: confraternização com ação solidária
A nova geração está cada vez mais preocupada com a responsabilidade social. De acordo com a ONG DoSomething, 90% dos profissionais abaixo dos 30 anos afirmam que são propensos a serem mais leais e motivados em empresas ativas social e ambientalmente.
Portanto, além de saber como organizar uma confraternização na empresa, é importante pensar em promover dinâmicas que ajudem a sociedade. Pode ser desde o cuidado em materiais recicláveis para a festa, tanto na criação de ações solidárias como a doação de roupas e alimentos.
Essas ideias, além de promoverem o bem, ainda incentivam a empatia e conectam as equipes aos valores da instituição. Mas, como você pode perceber, há muitos detalhes que uma confraternização na empresa exige do Recursos Humanos.
Para que seu dia a dia fique mais otimizado, o ideal é utilizar um software de RH que automatize suas tarefas. Assim, sobrará mais tempo para você se dedicar aos cuidados da festa e de seus colaboradores. Conheça a Convenia e veja como seus diversos recursos podem lhe ajudar no dia a dia!
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Seu objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Todo trabalho é feito para que os produtos evoluam junto com os clientes. Até porque, ao diminuir o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções da Convenia abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal. Tudo isso através de um gerenciamento feito em um sistema em nuvem.